Altos oficiais do Talibã se reuniram em Cabul neste domingo (5) com o subsecretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) para assuntos humanitários, que prometeu manter a assistência ao povo afegão, disse o porta-voz do Talibã, Suhail Shaheen.
O chefe do escritório político do Talibã, Mullah Abdul Ghani Baradar, e outras autoridades se encontraram com Martin Griffiths enquanto o Afeganistão enfrenta uma crise humanitária potencialmente catastrófica causada por uma severa seca e uma economia em colapso.
“A delegação da ONU prometeu a continuação da assistência humanitária ao povo afegão, dizendo que pedirá mais auxílio para o Afeganistão durante a próxima reunião dos países doadores”, disse Shaheen no Twitter.
O Afeganistão, um dos países mais pobres do mundo, mergulhou na crise pelo fim abrupto de bilhões de dólares em ajuda externa após o colapso do governo apoiado pelo Ocidente e a vitória do Talibã no mês passado.
Shaheen disse que o Talibã garantiu à delegação da ONU “cooperação e fornecimento das instalações necessárias”.
Espera-se que as Nações Unidas convoquem uma conferência internacional de ajuda em Genebra, em 13 de setembro, para ajudar a evitar o que o secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou de “iminente catástrofe humanitária”.