A Agência Internacional de Energia Atômica disse que não há sinal de vazamento radioativo. Segundo a agência, os equipamentos essenciais da usina de Zaporizhzhia não foram afetados pelo fogo e não há variação nos níveis de radiação.
Um bombardeio russo atingiu nesta sexta-feira (4) a região da central nuclear de Zaporizhzhia, a maior da Europa, localizada no centro da Ucrânia.
De acordo com o diretor da agência, Rafael Grossi, o ataque atingiu um prédio de treinamento e os reatores nucleares não foram afetados.
Grossi também comentou sobre a situação de Chernobyl, que está sob domínio dos russos. Ele disse que, apesar de haver falhas na equipamentos que monitoram a radiação, não há motivos para preocupação.
Presidente da Ucrânia pede que russos protestem contra ataque à usina nuclear
Volodymyr Zelensky apelou diretamente aos russos, pedindo que organizarem protestos contra o controle da usina nuclear em Zaporizhzhia.
“Povo da Rússia, quero pedir a vocês: como isso é possível? Depois de tudo que lutamos junto em 1986 contra a catástrofe em Chernobyl”, disse o presidente da Ucrânia em um discurso televisionado.
A Ucrânia diz que forças russas atacaram a usina nuclear na madrugada desta sexta (4), colocando fogo em um prédio de treinamento do lado de fora da usina. Já um porta-voz do governo russo, Igor Konashenkov, disse que o ataque foi uma “provocação monstruosa” de sabotadores da Ucrânia.