O Prefeito Constitucional do município de Santa Cruz, juntamente com a Secretária de Finanças, Kássia Jany, assinaram o termo de adesão à iniciativa 1 Milhão de Oportunidades (1 Mio), nesta segunda-feira 28.
A iniciativa é um compromisso do município com o Selo UNICEF e tem como objetivo garantir até 2024, no mínimo 6 oportunidades de estágio, aprendizagem pela Lei do Aprendiz e trabalho decente para adolescentes e jovens vulneráveis, com idade entre 14 e 24 anos.
Lançada em 2020, a iniciativa Um Milhão de Oportunidades (1Mio) é a maior articulação pela juventude do Brasil, reunindo organizações das Nações Unidas, governos, setor privado e sociedade civil para criar oportunidades de educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã, capacitação profissional, aprendiz, estágio e emprego para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade. O 1Mio é parte do programa global Generation Unlimited (Geração Que Move, no Brasil), aprovado pela Assembleia Geral da ONU, em setembro de 2018.
No Brasil, o Comitê Programático da iniciativa é composto por UNICEF, OIT, Fundação Roberto Marinho, Itaú Social, Instituto Unibanco, United Way e quatro adolescentes. Até agora, a iniciativa brasileira conta com a adesão de empresas como Aegea, Americanas, Bayer, B2W Digital, Cia de Talentos, Colgate, Google, Heineken, Magazine Luiza, Mastercard, Novotec, P&G, PwC, Saint Gobain, Stefanini, Unilever e Wall Jobs. Fazem parte da iniciativa, também, Asec, CIEE, CNC, CNI, Instituto Claro, Jovens do Brasil, Lide Futuro, Pacto Global, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico de São Paulo e Valor Econômico.