Entre segunda-feira (2/5) e o início da tarde desta terça-feira (3/5), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou mais de um milhão de atendimentos para emitir, regularizar ou transferir o Título de Eleitor. Ao todo, o TSE e os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) realizaram 1,167 milhão de atendimentos a eleitores pelos sistemas Título Net e Elo.
Só nesta terça foram 640 mil solicitações realizadas de forma virtual (Título Net), e 527 mil requerimentos de alistamentos eleitorais (RAEs) nos cartórios (sistema Elo), o que totaliza 1,167 milhão de atendimentos em 36 horas.
Pelo Título Net, é possível efetuar uma série de serviços, tais como: requerimento da primeira via do título (alistamento), mudança de domicílio eleitoral (transferência), alteração de dados pessoais e local de votação para eleitores com mobilidade reduzida, além da revisão para regularização da inscrição cancelada.
Segundo informou a Corte, devido o alto volume de solicitações nessa reta final antes do fechamento do cadastro de eleitores, a Justiça Eleitoral priorizará os atendimentos no Título Net e no sistema Elo. Assim, serviços como os do aplicativo e-Título, que não impactam a retirada do título ou a regularização do registro do eleitor, estarão fora do ar até o dia 5 de maio.
Prazo final
Todos os eleitores que solicitarem a emissão, transferência ou regularização do título até as 23h59 de quarta-feira (4/5) terão os pedidos analisados e decididos em tempo hábil pela Justiça Eleitoral. O andamento da solicitação pode ser acompanhado pela internet na página do TSE.
Os requerimentos realizados até o dia 4 de maio serão examinados e respondidos, segundo o TSE. O prazo de resposta é de até um mês.
A partir de quinta-feira (5/5), não serão mais permitidas solicitações de emissão, transferência e mudança no cadastro. O banco de dados da JE será fechado para as eleições de outubro. De acordo com o calendário eleitoral, o Tribunal divulgará, no dia 11 de julho, na internet, o quantitativo final de cidadãos aptos a votar, por município, em 2022.
Fonte: Metrópoles
PBAqui