Através do programa de Castração Animal realizado no canil da Prefeitura de Sousa, a secretaria de Saúde está informando aos donos de animais (cães e gatos) sobre a agenda de castração.
A castração animal está acontecendo de segunda a sexta-feira, sob agendamento. Os donos de animais podem agendar o procedimento pelos telefones: 83 – 9800-7125 ou 9.9143-0258.
Importância da castração
Chega a ser perturbadora a imagem de seres tão pequenos e frágeis abandonados sozinhos ou com a mãe, que muitas vezes é jogada na rua grávida pelos próprios tutores.
Felizmente alguns desses animais conseguem ser resgatados, tratados e destinados para adoção responsável, entretanto, ainda se enfrenta no Brasil a triste realidade de 20 milhões de cães abandonados.
Esse número representa um risco para a saúde humana e dos animais, podendo agravar doenças zoonóticas (doenças transmitidas de um animal para os seres humanos), como a raiva.
Para que esse número possa diminuir, uma série de ações são necessárias, como o resgaste, a adoção responsável e o controle populacional dos cães e gatos.
Antigamente foram utilizados, no Brasil, meios desumanos de controle populacional de animais domésticos, como o sacrifício, ou verdadeira matança de cães e gatos nas ruas do país.
Com o tempo, constatou-se que essas práticas, além de pouco efetivas no controle populacional dos animais e no combate às zoonoses, são cruéis e desumanas.
Atualmente, a castração (um procedimento benéfico para a saúde dos cães e que impede a sua reprodução) é a prática recomendada para o controle populacional e das zoonoses.
Além disso, castrar possui uma série de benefícios para a saúde dos caninos e felinos, como a redução de problemas de agressividade nos machos e a prevenção do câncer de mama nas fêmeas.
Fonte: Jucélio Almeida
PBAqui