Rodovias de Pernambuco serão privatizadas e serão cobrados pedágios entre Campina Grande e Recife

O Governo de Pernambuco está prestes a lançar um edital que mudará a rotina de muitas pessoas que fazem rota Paraíba à Pernambuco. Este edital diz respeito a uma taxa de pedágio que será concedida a três rodovias estaduais (PE-050, PE-060 e PE-090).

Como a PE-090 é um dos trechos mais utilizados para se chegar à Capital pernambucana, quem sair de Campina Grande com destino à Região Metropolitana de Recife terá provavelmente que arcar com a taxa do pedágio.

Serão afetados pela taxa de pedágio na PE-050, aqueles paraibanos que desejam visitar Porto de Galinhas ou o trajeto que liga Vitória de Santo Antão ao município de Limoeiro. Já a PE-060 liga o Cabo de Santo Agostinho a São José da Coroa Grande e só deverá afetar quem sair de Porto de Galinhas com destino ao estado de Alagoas.

As rodoviárias afetadas cruzam 21 munícipios, que totalizam uma população de aproximadamente 1 milhão de habitantes. O valor do pedágio ainda dependerá da licitação. A concessão será válida pelo prazo de 30 anos.

“Nesse período, a empresa que vencer a licitação será responsável por realizar melhorias na malha viária, promover a manutenção e administrar essas vias. Ao fim dos 30 anos, o Estado retoma o direito sobre a gestão do bem previamente concedido”, disse a secretaria de planejamento de Pernambuco.

PBAqui

Deixe uma resposta