Os 25 anos de fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Agricultores e Agricultoras Familiares de Aparecida, foram comemorados nessa terça-feira 09/8, na sede do Auditório João Venâncio. Com uma ampla programação: exibição de vídeos dos municípios de atuação do trabalho social da entidade com os parceiros; em homenagens a esta trajetória de luta e resistência. A Solenidade reuniu a direção da entidade, associados, integrantes da equipe, lideranças, autoridades e políticos.
O evento teve início com uma benção presidida pelo Padre Francinário Linhares. Na oportunidade a presidente, Valéria Rita, concedeu homenagem aos 25 anos de fundação, aos sócios-fundadores do sindicato, ao prefeito João Neto, bem como, a todos os parceiros, amigos, equipe e direção pelo empenho durante os anos frente sua gestão.
Para a presidente Valéria, “As diretorias que por aqui passaram ao longo dos 25 anos, se dedicaram com garra e determinação, para não deixar que o trabalho e os sonhos fossem esquecidos, é importante destacar que nos últimos 12 anos, o STR, têm um destaque importantíssimo, não só no município de Aparecida mais em todo território e na Paraíba. As contribuições resultaram em grandes inovações na entidade, divulgando as ações do sindicato, e ocupando espaços jamais existentes. Eu, enquanto mulher sou sabedora do papel importante nessa história e caminhada ao lado de toda direção, e equipe, mim sinto grata por tudo, não tinha conseguido chegar até aqui sem a colaboração de todos vocês; sou outra pessoa hoje”, finalizou.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aparecida, doravante denominado simplesmente por STR, fundado em 09 de Agosto de 1997 é uma entidade sindical de 1º Grau, sem fins lucrativos e por prazo indeterminado, é constituído para fins de estudos, defesa e coordenação dos interesses profissionais, individuais e coletivos, dos trabalhadores rurais, na ativa, e aposentados.
Oferta serviços de assistência técnica, para elaboração de projetos produtivos, planejamento de uso do solo, utilização dos recursos naturais, preservação do meio ambiente, cultivos orgânicos, visando à melhoria da produção agrícola, pecuária, assessoria na área educacional, jurídica, contábil, administrativa e financeira.
Propõe ainda, estabelecer parceiras buscando aprimorar e dar oportunidade através de projetos que são importantes para os filhos dos agricultores e agricultoras familiares, adolescentes, mulheres e homens, do município. Atualmente a entidade tem 3.770 sócios dos projetos de cisternas, a entidade já construiu em convênios federais e estaduais durante os 25 anos aproximadamente 18 mil tecnologias em 28 municípios do Alto Sertão Paraibano.
PBAqui