Faltando ainda cerca de três meses e meio para o final da atual legislatura, os deputados estaduais que foram eleitos ou reeleitos já começam a colocar o ‘bloco na rua’ em busca de apoios para se tornarem presidente da Mesa Diretora da Casa de Epitácio Pessoa na próxima legislatura.
E a eleição promete ser uma das mais acirradas dos últimos tempos, já que temos, até o momento, 5 nomes colocados na mesa. Além do atual presidente, Adriano Galdino (Republicanos), Michel Henrique (Republicanos), Tião Gomes (PSB), George Morais (União Brasil) e Eduardo Carneiro (Solidariedade).
Desses nomes, dois estão neste momento na oposição ao atual governador João Azevêdo (PSB): George Morais e Michel Henrique. Porém, isso pode mudar caso o candidato a governador Pedro Cunha Lima (PSDB) seja eleito. Inclusive, George admitiu em entrevistas que caso o tucano vença, a sua postulação ganha ainda mais força. No caso de Michel, não deve fazer muita diferença quem vença a eleição para o Governo do Estado.
Das siglas que deverão entrar no jogo, apenas no União Brasil existe uma unanimidade com relação ao nome do postulante: George Morais. Pelo menos, é o que confirmou o próprio deputado eleito, garantindo que os três deputados eleitos do partido (ele, Taciano Diniz e Gilbertinho) votarão em bloco. O Solidariedade, que elegeu dois deputados (Eduardo Carneiro e Dr. Eduardo Brito), também pode ter uma votação em bloco, mas ainda não existe uma manifestação de Eduardo Carneiro ou Dr. Eduardo sobre o tema.
Nos outros partidos, não é possível saber se haverá consenso. No caso do Republicanos, se dois candidatos se lançarem (Galdino e Michel), obviamente, já não há como ter unanimidade. No PSB, mesmo com a vontade de Tião Gomes em ser candidato, já existem nomes como o do deputado reeleito Hervázio Bezerra, do PSB, que já declarou apoio a Adriano Galdino.
Feliphe Rojas
PB Agora
Redação: pbaqui.com.br