Ao lado do presidente Rodrigo Pacheco, Veneziano faz balanço da COP27 e destaca sustentabilidade e protagonismo do Brasil

O vice-presidente do Senado Federal, senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), fizeram um balanço positivo da participação brasileira na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (COP 27), que teve início no dia 6 de novembro, em Sharm El Sheikh, no Egito. O evento termina nesta sexta-feira (18).

Segundo Veneziano, a defesa do desenvolvimento econômico sustentável, a importância da energia limpa, a preservação florestal e a percepção de que o Brasil será protagonista da pauta ambiental no mundo foram os destaques da participação dos senadores no evento. A COP27 também contou com a presença do presidente eleito da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A preservação da floresta amazônica também foi tema de vários debates durante a COP 27. O senador Veneziano e o senador Giordano (MDB-SP) participaram de uma reunião do Consórcio Amazônia Legal — que representa nove estados que integram a região Amazônica Brasileira.

Segundo Veneziano, todos sabem da importância da Amazônia para o Brasil e para o mundo, e o estado da Paraíba também pode contribuir para a preservação no País, com estratégias de desenvolvimento que darão mais qualidade de vida ao povo, sempre respeitando o meio ambiente e diminuindo o impacto crescente do desmatamento no estado que, em 2021, foi 147% superior ao registrado em 2020. Com isso, a Paraíba teve o terceiro maior aumento do país, segundo dados do último Relatório Anual do Desmatamento no Brasil 2021 (RAD 2021).

Veneziano declarou que a mudança de governo a partir de janeiro, com a posse de Lula na presidência, dará destaque ao Brasil na agenda mundial do meio ambiente. “Esse evento foi palco para mostrarmos ao mundo que o Brasil mudou e irá recuperar sua credibilidade e relevância nos debates importantes”, disse o emedebista, que também participou de amplo debate sobre ‘Diálogo Empresarial para uma economia de baixo Carbono’, na COP 27.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta