Dois homens apontados como chefes de organizações criminosas especializadas em ataques a bancos e carros-fortes foram presos na tarde dessa quinta-feira, 24 de novembro, no município de Sobrado (PB). As prisões foram realizadas pela Polícia Civil – por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), Grupo de Operações Especiais (GOE), Delegacia de Homicídios e Entorpecentes (DHE) de Patos/PB – e a Força-Tarefa do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP/RN), que atua em parceria com a Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba.
Os homens presos já têm amplo histórico criminal na Paraíba e no estado do Ceará, por planejarem e executarem crimes contra instituições financeiras em todo o Nordeste. Eles são suspeitos de terem participado do roubo ao carro-forte na cidade de Itapetim (PE), ocorrido no dia 21 de outubro deste ano, e estariam se organizando para realizar uma ação criminosa semelhante na Paraíba.
A investigação detectou a movimentação da dupla e montou uma ‘barreira’ na BR-230. Durante a abordagem, os policiais constataram que havia um mandado de prisão em desfavor de um deles, enquanto que o outro apresentou um documento de identificação falso, com o qual costuma se livrar de eventuais abordagens policiais.
Como já é muito conhecido pela Polícia Civil paraibana, a estratégia não deu certo. Ele recebeu voz de prisão e foi autuado em flagrante por receptação e uso de documento falso. “É um dos maiores assaltantes de banco da Paraíba. Jamais passaria despercebido por nossas equipes”, disse o delegado Diego Beltrão, da DRACO.
As prisões foram comunicadas à justiça da Paraíba e do Ceará, já que o segundo preso é também um dos mais procurados pelas polícias cearenses.
Redação: pbaqui.com.br