Orçada em mais de R$ 17 milhões, obra da reforma da barragem de Engº Avidos está paralisada, denuncia ex-vereador

O ex-vereador e atual secretário de Governo e Articulação Política da Prefeitura de Cajazeiras, Neguinho do Mondrian, denunciou a paralisação completa das obras de recuperação e modernização da Barragem de Engenheiro Avidos.

A ordem de serviço aconteceu no mês de maio de 2021, a obra deu início, entretanto tudo foi paralisado, disse o ex-vereador.

Neguinho do Mondrian também lamentou a obra do asfaltamento da rodovia estadual que liga a BR 230 até o Distrito de Boqueirão de Piranhas. “Mais de três e ainda não temos perspectiva de fim. A empresa não acelera e os 13 quilômetros de asfalto estão longe”, lamentou.

Obra Barragem

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs) assinaram, em maio de 2021, a  ordem de serviço para início imediato das obras de recuperação e modernização da Barragem Engenheiro Ávidos, na Paraíba, a ser executada com repasse de R$ 17,6 milhões da União. A estrutura recebe as águas do Eixo Norte do Projeto São Francisco e sua recuperação trará eficiência na chegada do recurso hídrico à Paraíba e ao Rio Grande do Norte.

A barragem abastece o município de Cajazeiras, que fica a 470 km da capital João Pessoa, e o distrito de Engenheiro Avidos, beneficiando 61,4 mil pessoas. Além disso, a intervenção oferece suporte hídrico ao açude São Gonçalo, permitindo o uso da água para irrigação e o controle das cheias do Rio Piranhas.

“Esta é uma obra extremamente relevante para o Nordeste setentrional. É a continuidade do Eixo Norte do Projeto São Francisco. O último estado do Nordeste setentrional que vai receber as águas do São Francisco é o Rio Grande do Norte e esperamos que isso ocorra no final deste ano”, destacou o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.

Além do ministro, também participaram da cerimônia o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Fernando Leão, a senadora Nilda Gondim e os deputados federais Wilson Santiago, Leonardo Gadelha, Edna Henrique e General Girão.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta