Se há um ditado bem análogo a atual discussão sobre a eleição para a presidência da Câmara Municipal de Sousa: “a cada enxadada, uma minhoca”, este é um.
E assim segue um dos mais conturbados roteiro de uma eleição no Legislativo Sousense. Um acontecimento que se traduzia ontem em fato, 24h depois passa a ser duvidoso e, em alguns casos, parace que nunca existiu. São acordos confirmados dias atras para serem desfeitos hoje, compromissos acertados no pretérito e ignorados no presente, promessa de uma aliança inabalável que corre sério risco de ser desfeita de forma tão prematura diante de uma batalha criada pelo próprio Grupo de Situação.
Marcada para o dia 30 de novembro, a eleição para escolha da nova Mesa Diretora da Câmara de Sousa foi adiada para mais uma semana (será dia 07 de dezembro) e esse prolongamento abasteceu de episódios, ainda mais polêmicos, essa história que tem todo um enredo para terminar em um final de sorrisos e lágrimas.
Capítulo I
Na tarde desta segunda-feira, 29, o vereador aldeone Abrantes (PTB), participou do programa Progresso Agora, da rádio Progresso FM, e deixou um recado autorizado pelo prefeito de Sousa Fábio Tyrone em relação à eleição para presidente da Câmara: “O prefeito me autorizou a dizer que está trabalhando pela paz e união, mas se houver guerra ele também estará pronto”. Tyrone que defende a candidatura do vereador Eugênio Rodrigues por afirmar que houve um acordo dentro de sua base aliada para tal fim. Aldeone concluiu se dizendo preocupado com a possibilidade de um rompimento político com a insistência de duas candidaturas dentro do grupo do qual faz parte.
Capitulo II
À noite, o vereador Novinho de Carlão (PDT), embalado pela declaração do ex-prefeito João Estrela (PDT), que os quatro vereadores da legenda teriam hipotecado apoio à sua candidatura, posou ao lado de oito vereadores (três deles de oposição). A quem diga que a foto seria uma declaração mais do que explícita que Novinho teria votos suficientes para dá continuidade ao seu objetivo. Se não dá para cravar uma certeza dentro de um processo tão mutável, pelo menos que se pergunte: Esse é mesmo o objetivo da foto?
Final!?
Claro, antecipar-se aos fatos, antever o final dessa história assim ou assada, numa especie de pré-julgamento, não é recomendável na literuratura jornalística até porque não se trata aqui de um artigo, de uma opinião, mas, sim informação. E ainda mais quando se refere a um processo eleitoral que a cada dia há um capítulo diferente a se narrar. Porém, se a eleição fosse hoje, a se ratificar o compromisso do prefeito Fábio Tyrone de levar a cabo o acordo tendo como protagonista Eugenio Rodrigues e a foto em destaque com Novinho de Carlão ladeado de oito vereadores, o que não imaginar senão lembrar a preocupação de Aldeone Abrantes sobre uma possível incisão política. Até quarta-feira, 07 de dezembro, quem viver verá.
Por: Jucelio Almeida
Redação: pbaqui.com.br