Governo Lula terá 37 ministérios, anuncia futuro ministro-chefe da Casa Civil

O futuro ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o Governo Lula, que inicia a partir de janeiro de 2023, terá um total de 37 ministérios. O anúncio ocorreu nesta tarde de sábado (17) após encontro entre ele, o presidente eleito, a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e o futuro presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.

Esse quantidade de pastas será acima do número atual no Governo do presidente Jair Bolsonaro, que conta com apenas 23. Apesar do aumento considerável, Rui Costa reforçou que haverá muitos desmembramentos de ministérios existentes, mas sem criação de novos cargos.

“Foi um pedido do presidente, que foi, ao desmembrar os ministérios, não haver ampliação de cargos. Ou seja, o custo e o volume de gastos se manter independente da quantidade de ministérios. Então nós estamos finalizando a estrutura com 37 ministérios”, disse Rui Costa.

Entre as novidades, a expectativa é que os ministérios da Pesca, do Esporte e de Cidades voltem a existir, além da criação das pastas Povos Originários e Gestão. O Ministério de Infraestrutura, por exemplo, será dividido entre Transportes e Portos e Aeroportos.

Ainda não foi confirmado pelo governo de transição do presidente eleito quais serão, de fato, as 37 pastas do Governo. Mas a expectativa é de que todas sejam apresentadas logo no primeiro mês de mandato de Lula. Aliás, nem todos os ministros foram apresentados de forma oficial, apenas:

  • Fernando Haddad (Fazenda)
  • Flávio Dino (Justiça)
  • Rui Costa (Casa Civil)
  • Margareth Menezes (Cultura)
  • José Múcio Monteiro (Defesa)
  • Mauro Vieira (Relações Exteriores)

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta