A Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Sesds) da Paraíba lançou nesta quarta-feira (21), data em que começou oficialmente o verão 2023, a Operação Verão 2023, com o objetivo de intensificar as ações para garantir maior tranquilidade na faixa litorânea, açudes e vias públicas em todo o estado.
A operação terá um reforço diário de 1.900 policias civis, policiais militares e bombeiros militares, bem como agentes de trânsito, responsáveis pela Operação Lei Seca. O litoral também vai contar com patrulhamento realizado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA).
O secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, Jean Nunes, destacou a eficiência das ações integradas na área da segurança. “Essa forma de trabalho, conjunta e integrada, é uma realidade na Paraíba em diversos planos de ações desenvolvidas ao longo dos últimos quatro anos. Essas atividades resultaram na diminuição dos índices de criminalidade e na melhoria da percepção da segurança pública como espaço de construção diário, estratégico e inteligente”, explicou.
POLÍCIA MILITAR – A Polícia Militar terá nas ruas mais de mil homens e mulheres por dia, atuando com quase 500 viaturas, em aproximadamente 107 cidades. As ações seguem orientações dos setores de Inteligência e Estatística da corporação, mapeando e ocupando áreas estratégicas para combate aos crimes patrimoniais e contra a vida.
Na região metropolitana da capital, o Batalhão Especializado em Policiamento Turístico (BEPTur) reforçará as ações de segurança pública com rondas, blitzen, abordagens e ações preventivas em toda a orla de João Pessoa, Lucena e em pontos de interesses turísticos. O esquema de segurança prevê o uso dos Veículos Individuais de Policiamento (VIP) e quadriciclos, que permitem mais rapidez e agilidade no atendimento em ocorrências com terrenos diversos.
O apoio de policiamento especializado como Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPTran), Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb), e os Regimentos de Polícia Montada (RPMont) e de Operações Tática com Apoio de Motocicletas (Rotam), entre outros, também integrarão as ações que visam proteger a Paraíba em um dos períodos mais visitados do ano por turistas.
Redação: pbaqui.com.br