De acordo com a Seção de Planejamento e Estatística, o 14º Batalhão vem em uma sequência de reduções de CVLIs na área
O 14º Batalhão de Polícia Militar, sediado na cidade de Sousa, realizou um balanço das estatísticas criminais e comemora os números positivos do ano de 2022. A Unidade conseguiu reduzir o número de crimes violentos letais intencionais em 9,5 %, no primeiro semestre e ainda reduziu em 13% na cidade de Sousa no segundo semestre, tudo em comparação ao ano passado.
De acordo com a Seção de Planejamento e Estatística, o 14º Batalhão vem em uma sequência de reduções de CVLIs na área, atendendo o que preconiza o Programa Paraíba Unida Pela Paz – PPUP – sendo que a Unidade conseguiu reduzir, em cinco dos últimos sete semestres, com destaque para o primeiro período de 2020, quando obteve a melhor redução do Estado da Paraíba, alcançando três premiações consecutivas.
De modo geral, foi registrada uma redução no número de ocorrências atendidas pelo 14º Batalhão de 59,5 %, sendo catalogadas 773 ocorrências no ano de 2022 contra 1.911 no ano passado, fato este que também repercutiu no número de pessoas presas, com uma queda de 52%, quando houve o registro de 354 casos em 2021 e 738 em 2022.
Os números também mostram que houve redução de 25,5% nos crimes patrimoniais, sendo 26% nos roubos e 25% nos furtos; vale destacar o índice de recuperação de veículos furtado/roubado na área do 14º BPM, que chega a 122 %, uma vez que, em 2022, foram registradas 89 ocorrências de roubo/furto de veículos, enquanto foram recuperados 109 veículos no mesmo período.
O Batalhão ainda registrou queda nas ocorrências de apreensão de drogas em 68%, violência doméstica 14,5%, apreensão de armas de fogo em 25,5 %, entre outros.
Também é importante salientar o fato de que, no ano de 2022, não houve ocorrências de ataque a instituições bancárias, assim como não foi registrado CVLI em três das treze cidades atendidas pelo 14º BPM: Lastro, São Bentinho e São Domingos.
“É com a sensação do dever cumprido que o 14º Batalhão encerra as atividades do ano de 2022, e mesmo diante das crescentes demandas foi possível alcançar excelentes números no combate a criminalidade, dando uma satisfatória parcela de contribuição na melhoria de vida e desenvolvimento de toda região, enfatizou o Tenente Coronel Guedes, comandante do 14º Batalhão.”
Fonte: Repórter PB
Redação: pbaqui.com.br