A bancada de senadores da Paraíba, formada por três parlamentares, não fechou unanimidade em torno da recondução de Rodrigo Pacheco ao Senado. No entanto, dois terços dos senadores paraibanos devem votar na chapa à reeleição de Rodrigo Pacheco à presidência da Casa.
Os senadores Daniella Ribeiro e Veneziano Vital do Rêgo já anunciaram o voto e o apoio a Rodrigo Pacheco (PSD-MG), no entanto, o deputado federal eleito senador, Efraim Filho deverá votar com a oposição que tem o nome do bolsonarista Rogério Marinho para presidência da Casa.
A maioria encaminhou apoio a Pacheco (PSD-MG), mas até mesmo Efraim ainda não se posicionou oficialmente sobre em quem irá votar. Ele deve seguir os demais parlamentares do União Brasil, a exemplo do senador Allan Rick (União-AC), que apoia o bolsonarista Rogério Marinho (PL-RN). O MDB declarou nesta terça-feira (31), um dia antes da eleição do Senado, apoio ao atual presidente da Casa,
Com atuação destacada diante dos atos antidemocráticos do último dia 8, em Brasília, o senador paraibano Veneziano Vital (MDB) deverá ser reconduzido à vice-presidência do Senado. Será o vice de Rodrigo Pacheco (PSD), favorito atualmente na disputa pelo comando da Casa.
Se não surgir nenhuma surpresa até a votação, os dois seguirão coordenando a Mesa do Senado Federal.
A manutenção do paraibano no cargo não é atribuída somente ao 8 de janeiro. Veneziano tem tido uma postura alinhada com o presidente Lula há tempos e foi para o embate com o ex-presidente Bolsonaro em vários momentos.
A eleição está marcada para esta quarta-feira (1º), às 16h.
Redação: pbaqui.com.br