O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta tarde de sexta-feira (3), a abertura de um inquérito contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES). A investigação vai apurar a participação dele no plano golpista que foi revelado pelo próprio político nesta última quinta-feira (2) em depoimento.
Moraes quer investigar se o senador cometeu os crimes de falso testemunho, denunciação caluniosa e coação no curso do processo. Essa abertura de inquérito foi motivada após Do Val, na visão do magistrado, ter realizado depoimentos divergentes. Com isso, a investigação vai procurar encontrar a versão verdadeira.
Marcos do Val prestou um depoimento ontem em Brasília, onde revelou o plano do deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) em utilizar o senador para aplicar um golpe em Alexandre de Moraes. Devido à relação próxima entre os dois, Do Val avisou o ministro sobre a reunião, que também contava com a participação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
No entanto, o senador rebateu as declarações de Moraes, o qual havia afirmado que recomendou a formalização da denúncia. Essa afirmação foi contrariada por ele. Em seguida, Do Val pediu o afastamento do ministro da relatoria das investigações sobre os atos golpistas do última dia 8 de janeiro, por conta de sua entrada nos autos.
g1
Redação: pbaqui.com.br