Em JP: Mais de 30% dos pessoenses iniciou o ano sem conseguir pagar dívidas, diz pesquisa

A pesquisa foi realizada entre 13 e 14 de janeiro deste ano e entrevistou 400 residentes de João Pessoa

Uma pesquisa realizada no mês de janeiro, numa parceria entre a Data Qualyt – Inteligência em pesquisas – e o Portal MaisPB, traçou um perfil do endividamento da população de João Pessoa e revelou que pelo menos 33% da população da capital paraibana estava com contas em atraso. Ao mesmo tempo, outros 56% afirmaram que o vencimento já ultrapassava os 30 dias.

A pesquisa foi realizada entre 13 e 14 de janeiro deste ano e entrevistou 400 residentes de João Pessoa, com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de cinco pontos percentuais sobre os resultados encontrados.

Os números revelaram que o principal vilão do endividamento era o cartão de crédito, com 52% das dívidas, seguido pela prestação habitacional ou o aluguel com 17% (confira gráfico abaixo).

Questionados sobre a capacidade de pagamento das dívidas, 76% dos entrevistados disseram acreditar que teriam condições de liquidar de débitos dentro do mês.

Outro dado que chamou a atenção foi o comprometimento da renda em relação às dívidas. Para 60% do público esse comprometimento variou entre 20% e 60% da renda. O reflexo disso impacta diretamente na saúde do pessoenses: 36% disseram que o fato de estarem endividados atrapalha muito a qualidade do sono.

Apesar das dificuldades, apenas 12% da população endividada pretende realizar algum tipo de empréstimo para saldar os débitos.

DADOS TÉCNICOS – A pesquisa foi realizada entre 13 e 14 de janeiro deste ano e entrevistou 400 moradores de João Pessoa, com base em uma amostragem aleatória simples com um nível estimado de 95% de confiança e uma margem de erro estimada de cinco pontos percentuais sobre os resultados encontrados.

Para realização da pesquisa, foram selecionados de maneira aleatória 50 pontos amostrais proporcionalmente ao tamanho, visando abranger toda a cobertura geográfica do município, distribuídos em quatro regiões: Aeroclube, Bancários, Bessa, Cabo Branco, Castelo Branco, Jardim Oceania, Manaíra, Miramar, São José e Tambaú (Zona Leste); Alto do Céu, Estados, Ipês, Mandacaru, Padre zé, Roger, Torre e Treze de Maio (Zona Norte); Alto do Matheus, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Ilha do Bispo, Jaguaribe, Oitizeiro, Trincheiras e Varjão (Zona Oeste); Água Fria, Costa do Sol, Costa e Silva, Cuiá, Ernani Sátiro, Ernesto Geisel, Funcionários, Gramame, Industrias, Jardim cidade Universitária, Jardim Veneza, João Paulo II, José Américo, Mangabeira, Mumbaba, Paratibe, Planalto Boa Esperança e Valentina (Zona Sul).

MaisPB

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta