O Real Madrid é campeão do Mundial de Clubes da FIFA 2022. Os merengues venceram o Al-Hilal, que eliminou o Flamengo na terça-feira (7), pelo placar de 5 a 3, no Estádio Príncipe Moulay Abdellah, Marrocos. A final desta edição bateu o recorde de gols em finais da competição. O destaque do duelo ficou para Vinícius Jr, cujos dois gols e uma assistência foram decisivos para o placar.
Com essa conquista, o Real Madrid alcança o seu quinto título na história dos Mundiais de Clubes organizados pela FIFA, desde 2005. Essa quantidade de troféus erguidos é a maior de todas. Se contar os Mundiais de Clubes não organizados pela entidade máxima do esporte, esse número sobe para oito agora (1960, 1998, 2002, 2014, 2016, 2017, 2018 e 2022).
Primeiro tempo
Os primeiros instantes de jogo mostraram uma partida até que bem equilibrada. Mas isso não durou praticamente nada, pois o Real Madrid se impôs completamente. Aos 13 minutos, Vinícius Jr. recebeu em velocidade e abriu o placar. Depois, aos 17, Valverde aproveitou o rebote do goleiro e ampliou a vantagem.
Nesse cenário, o time da cidade de Madrid conseguia dominar o jogo, e por pouco não marcou outros gols. Apesar disso, o Al-Hilal conseguiu diminuir o placar com Marega, em contra-ataque veloz. Depois disso, a partida voltou a se equilibrar, e o ritmo e o volume do Real caíram.
Segundo tempo
Apesar do Al-Hilal ensaiar algum tipo de reação em busca do empate, o Real Madrid logo depois tomou de conta da partida e encerrou qualquer dúvida. Primeiro, Vinícius Jr. deu uma assistência de trivela aos nove minutos para Benzema completar para dentro. Em seguida, aos 13, Valverde fez o quarto dos espanhóis.
Mesmo com o gol de Vietto, que aproveitou o contra-ataque saudita para encobrir o goleiro adversário, o time de branco respondeu com Vinícius Jr., mais uma vez, em um toque no canto esquerdo. E mesmo com o 5 a 2, um outro gol de Vietto, após jogada de Michael, acendeu as esperanças. Mas que não mudou nada depois dos acréscimos.
Leonardo Abrantes – MaisPB
Redação: pbaqui.com.br