Ao todo, são 18.888 vagas disponibilizadas pelas instituições públicas de ensino superior, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
A Paraíba ocupa o segundo lugar no Brasil em oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1, com 18.888 vagas disponibilizadas, de acordo com o Ministério da Educação (MEC). Somente na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) estão sendo ofertadas 7.825 vagas, em 124 cursos. O estado que lidera em quantidade de vagas em instituições públicas de ensino superior é Minas Gerais, com 29.116, segundo o MEC.
Em outras instituições públicas de ensino superior da Paraíba, estão sendo oferecidas 6.188 vagas na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), 3.175 na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e 1.700 no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).
As inscrições para o Sisu vão até as 23h59 da sexta-feira (24). Esta primeira edição do Sisu 2023 oferta 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 universidades federais. Os interessados devem acessar o site oficial do Sisu, em um sistema gerido pelo MEC.
O candidato só poderá se inscrever caso tenha participado da edição de 2022 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que tenha obtido nota acima de zero na prova de redação. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 28 de fevereiro e o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 28 de fevereiro a 8 de março, de acordo com o edital.
Como se inscrever
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023.1 seguem até o dia 24 de fevereiro, no site do programa, que é o meio pelo qual acontece a seleção de estudantes para universidades públicas. Já os resultados devem ser divulgados no dia 28 do mesmo mês.
Nessa modalidade de seleção, o candidato pode mudar as suas opções de curso no sistema quantas vezes preferir, até o fim do período de inscrições, com base as notas de corte parciais divulgadas diariamente.
Para competir por uma vaga, é necessário que o candidato tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição 2022 e tirado uma nota maior que zero.
Fonte: G1
Redação: pbaqui.com.br