As equipes de Botafogo-PB e São Paulo Crystal se enfrentaram nesta tarde de sábado (25) no estádio Almeidão, em João Pessoa, pela 8ª rodada do Campeonato Paraibano 2023. O Belo saiu atrás no placar, com gol de Rickelme na primeira etapa, mas conseguiu empatar com Marco Antônio.
Com esse resultado, o Belo sobe duas posições e chega aos 12 pontos e à terceira colocação, que dá direito à vaga nas semifinais do Campeonato Paraibano. Contudo, Treze (11) e Campinense (10) jogam neste domingo (26) e ambos podem ultrapassar o clube de João Pessoa. Além disso, o Nacional de Patos, que joga na próxima segunda (27) contra Queimadense, também pode passar à frente.
Para o São Paulo Crystal, atual vice-líder da competição, a possibilidade de ficar fora dos quatro primeiros colocados ao final das nove rodadas permanece. Mas com mais um ponto e faltando apenas uma rodada para o fim desta fase, o clube do interior dá um passo a mais para disputar o título. Se tivesse vencido, estaria confirmado ao lado do Sousa nas semifinais do estadual.
Primeiro tempo
Antes de qualquer acontecimento impactante, o placar começou os trabalhos logo aos quatro minutos de jogo. O goleiro Elias e o zagueiro Ramon Baiano, ambos do Botafogo-PB, se confundiram em lance na grande área. Adryel aproveitou a vacilada e rolou para Rickelme chutar para o gol vazio.
Depois disso, o goleiro foi alvo de vaias da torcida pela sua falha. Mas não ouviu tantas vezes porque o Belo que comandava as ações ofensivas, sem levar muito perigo ao São Paulo Crystal, que estava completamente fechado. Até os 35 minutos, apenas uma finalização dos mandantes.
Segundo tempo
Na etapa seguinte, a realidade não havia mudado em nada: Botafogo-PB tentava furar a defesa adversária da mesma maneira. Desta vez, conseguia chegar mais longe no ataque, com direito à finalização perigosa de Marco Antônio. Este que foi o responsável por empatar o confronto aos 21 minutos, aproveitando cruzamento de Miller.
Depois do gol, o ânimo de fato melhorou no Almeidão: a torcida vibrou e o time melhorou em campo, em especial por conta das mudanças que surtiram efeito. No entanto, o São Paulo Crystal permanecia muito fechado, dificultando qualquer ação ofensiva do Belo. Apesar da pressão final, o Belo não conseguiu virar o confronto.
Última rodada do Campeonato Paraibano
Agora, o Botafogo-PB vai precisar ganhar pontos contra o Nacional de Patos no estádio José Cavalcanti para conseguir confirmar a classificação na próxima fase do Campeonato Paraibano. Enquanto isso, o São Paulo Crystal está a um passo de seguir pela disputa do título, basta conquistar um ponto contra o Serra Branca no Carneirão. Ambas as partidas não têm datas e horários confirmados.
Leonardo Abrantes – MaisPB
Redação: pbaqui.com.br