A ex-presidente Dilma Rousseff foi eleita presidente do banco do Brics, nesta sexta-feira (24), e receberá um salário mensal de R$ 220 mil. O mandato da petista à frente da instituição financeira terminará em 2025. O Brics é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Dilma foi sabatinada pelas autoridades estrangeiras ao longo deste mês, depois que o New Development Bank (NDB), o banco do Brics, comunicou o início da troca de comando.
A eleição de Dilma ocorreu por meio de videoconferência , pelo conselho de governadores do banco, formado pelos ministros da Fazenda dos países fundadores, além dos representantes dos quatro novos integrantes (Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e Uruguai).
O banco dos Brics foi criado após reunião de cúpula dos chefes de Estado, realizada em Fortaleza, em 2014, durante o mandato presidencial da própria Dilma. Uma das intenções era ampliar fontes de empréstimos e fazer um contraponto ao sistema financeiro e instituições multilaterais como o Fundo Monetário Internacional (FMI). Atualmente, a carteira de investimentos é da ordem de US$ 33 bilhões.
Fonte: MaisPB
Redação: pbaqui.com.br