A Cerimônia de Certificação ocorreu no último dia 29, após apresentação dos Projetos de Saúde Pública construído pelos estudantes gestores, em Brasília-DF.
A secretária de Saúde de Sousa Amanda Silveira, foi única gestora do estado da Paraíba, aprovada na seleção do Programa Certificado en Epidemiologia para Gestores de Salud (PCE) que é oferecido pela Bloomberg School pf Public Health/Johns Hopkins University (JHU) e pelo consórcio de instituições acadêmicas da América Latina e da Espanha, além da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).
A Cerimônia de Certificação ocorreu no último dia 29, após apresentação dos Projetos de Saúde Pública construído pelos estudantes gestores, em Brasília-DF.
A participação dos candidatos está condicionada a sua aprovação dentro das vagas dispostas no edital do processo seletivo conduzido pela JHU em parceria com o Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), cofinanciadores dos estudantes brasileiros. Para a turma do ano de 2022 a seleção contemplou 15 estudantes brasileiros e 8 de países vizinhos, dentre eles Peru, Bolívia, Colômbia e Porto Rico.
O curso teve duração de 8 meses (março a novembro de 2022), sendo ministrado integralmente na Língua Espanhola e por meio da plataforma específica da JHU. O objetivo do Programa é oferecer capacitação em Epidemiologia para gestores de saúde dos três níveis (Federal,Estadual e Municipal), baseando-se em problemas de saúde pública reais e impactantes para a sociedade, com vistas a delinear perspectivas de resolução a partir da utilização aprimorada da epidemiologia na prática dos serviços de saúde do SUS.
Amanda Silveira, que recebeu o certificado das mãos da Secretária Nacional de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel e do Secretário Substituto da pasta, Mauro Sanchee, disse que ficou lisonjeada em desfrutar dessa oportunidade ímpar de engrandecimento não apenas profissional, mas também pessoal, visto que foi possível levar a experiência, enquanto gestora, do trabalho desenvolvido em Sousa e aprofundar o conhecimento de realidades de outras pessoas e países da América do Sul. Ela
“A partir dos conhecimentos adquiridos no curso, estamos aptas no controle de eventos, de doenças que requeiram expertise em epidemiologia, reconhecidamente, o mais potente instrumento para subsidiar uma tomada de decisão assertiva que culmine com ações de em favor da população em todos os níveis de complexidade das Redes de Atenção à Saúde.
Redação: pbaqui.com.br