Treze X Sousa: o que esperar da final do Campeonato Paraibano?

Apesar da força da equipe do Sertão da Paraíba nessa temporada, o Treze é uma das maiores potências do futebol paraibano, com 16 títulos estaduais.

O início do fim do Campeonato Paraibano 2023 começa neste sábado (1º). O Treze entra em campo para enfrentar o Sousa no primeiro confronto da grande final, às 16h30, no Estádio Amigão, em Campina Grande. Essa é a primeira vez que as equipes se enfrentam na decisão estadual desde 2009, quando o Dinossauro conquistou a taça pela segunda vez em sua história.

Apesar da força da equipe do Sertão da Paraíba nessa temporada, o Treze é uma das maiores potências do futebol paraibano, com 16 títulos estaduais. No entanto, o Galo da Borborema tem um retrospecto muito negativo contra o Dinossauro. Nos últimos oito anos, ou seja, desde 2015, o clube conquistou apenas uma vitória em 14 jogos.

Nesse mesmo período, o Sousa conseguiu vencer oito vezes, incluindo o 1 a 0 na primeira fase deste ano. Isso foi suficiente para a equipe sertaneja ultrapassar o Treze no retrospecto histórico de confronto, desde 1993. São 24 vitórias contra 22 derrotas, além de outros 17 empates. Mas com o mando de campo em jogos do Paraibano, o clube de Campina Grande tem o dobro de vitórias.

Sousa

Líder da primeira fase do estadual, o Sousa fez uma campanha extremamente sólida, totalizando 20 pontos totais. A equipe iniciou a competição abaixo dos concorrentes, mas após vencer partidas importantes, saltou na tabela, assumiu a ponta e não deixou mais. Além disso, terminou as nove partidas com cinco pontos de vantagem para o segundo colocado.

Na semifinal, o Dinossauro precisou superar o Botafogo-PB, a principal equipe paraibana da atualidade. Mas enfrentou muitas dificuldades na primeira partida, onde saiu derrotado por 1 a 0 no Almeidão, com direito à reclamações de botafoguenses sobre a arbitragem. No Marizão, agora com árbitro FIFA, o time da casa atropelou o Belo por 5 a 1 e chegou na sua segunda final nos últimos três anos.

Treze

Diferente do Sousa, a campanha do Treze não foi assim tão eficaz. Mas com quatro vitórias, três empates e duas derrotas, a primeira fase foi muito regular, sempre ocupando as primeiras colocações. Apesar de ter vencido apenas o São Paulo Crystal entre os melhores posicionados do campeonato, as vitórias contra os três últimos colocados e outros empates impulsionaram o Galo.

Após os resultados surpreendentes da última rodada, o time de Campina Grande deixou de enfrentar o Nacional de Patos, subiu uma posição após a classificação do Botafogo-PB e definiu a semifinal contra o São Paulo Crystal. No primeiro duelo, o empate na reta final deixou o confronto aberto para que, no Amigão, o 1 a 0 fosse suficiente para a classificação do Treze.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta