Oficina ortopédica da Paraíba vai fornecer 500 órteses e próteses por mês

A oficina ortopédica terá capacidade para fornecer 500 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) mensais, devendo atender em torno de 1000 pessoas por mês, quando estiver em pleno funcionamento.

A Paraíba ganhou, nesta terça-feira (11), a primeira Oficina Ortopédica da Paraíba, que funcionará na Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad), em João Pessoa. O objetivo é produzir órteses e próteses de forma gratuita para atender a demanda de muitos paraibanos que necessitam desses tipos de aparelho para mobilidade e funcionalidade nas tarefas cotidianas.

A oficina ortopédica terá capacidade para fornecer 500 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM) mensais, devendo atender em torno de 1000 pessoas por mês, quando estiver em pleno funcionamento. A unidade contará com profissionais como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e técnicos ortesistas e protesistas, dentre outros profissionais, para realizar a dispensação, a confecção, a adaptação e a manutenção das OPMs.

No espaço, serão confeccionadas órteses tornozelo-pé, próteses transtibial, próteses tranfemoral, palmilhas ortopédicas, coletes, muletas canadenses, muletas axilares, bengalas, adaptações para cadeira de rodas (assentos e encostos) e órteses de baixa temperatura para membro superior, dentre outras.

Na ocasião, o governador João Azevêdo ressaltou o alcance social da oficina ortopédica, que disponibilizará equipamentos modernos para quem precisa do atendimento no serviço público. “Essa é mais uma ação que representa inclusão e fará a diferença na vida de muitas pessoas porque esse espaço irá oferecer um serviço especializado e também preparará mão de obra qualificada, com o uso de tecnologia de ponta, com impressão 3D, promovendo qualidade de vida e levando políticas públicas para quem mais precisa”, frisou.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta