Pesquisa realizada pelo Instituto Data Qualyt, de Campina Grande, contratada pelo Portal MaisPB, revela que 60,1% dos eleitores de São Bento admitem votar no candidato a ser apoiado pelo prefeito Jarques Lúcio (PSB) para a sucessão municipal de 2024. Enquanto isso, 31,3% dizem que, se a eleição fosse hoje, votariam no candidato do grupo do ex-deputado Márcio Roberto (Republicanos) e do deputado estadual Galego Souza (PP).
Esse é um dos dados do levantamento feito para analisar a nova conjuntura política do município, após o rompimento político entre Márcio e o prefeito, e a surpreendente união entre o ex-deputado e Galego Souza (PP), antigos adversários.
O Data Qualyt mediu o potencial de transferência eleitoral dos três principais líderes políticos do município, a partir da nova configuração política.
Transferência de votos: 60,1% admitem votar “no candidato de Jarques”
O Data Qualyt perguntou aos eleitores de São Bento: você votaria em um candidato a prefeito apoiado por Jarques Lúcio?
Para essa resposta, 60,1% dos entrevistados admitiram votar num candidato apoiado por Jarques Lúcio (PSB). Já 25,8% asseguram que não votariam no nome a ser escolhido pelo prefeito para sucessão, 12,7% responderam talvez e 1,4% não soube informar ou não quis responder.
31,3% dizem que votam “no candidato de Márcio e Galego”
O Data Qualyt também perguntou: “Você votaria em um candidato a prefeito apoiado por Galego Souza e Márcio Roberto”?
As respostas: 55,0% disseram que não, 31,3% assegurariam que votariam no nome a ser apoiado pelas duas lideranças políticas, 11,7% disseram talvez e 2,1% não souberam ou não quiseram informar.
Rejeição dos grupos políticos
A pesquisa também aferiu o nível de rejeição e perguntou: se a eleição para prefeito fosse hoje, em quem você NÃO votaria de jeito nenhum?
Entre os eleitores, 41,6% dizem rejeitar o nome que venha a ser escolhido por Márcio Roberto e Galego Souza. Já 17,9% rejeitam a hipótese de votar no candidato a ser apoiado pelo prefeito Jarques Lúcio.
A sondagem constata que 23,7% votam independente das escolhas dos grupos políticos, 13,1% não souberam responder e 3,8% não informaram.
Dados técnicos
Realizada entre os dias 13, 14, 15 e 16 de abril de 2023, a pesquisa tem nível estimado em 95% de confiança e uma margem de erro estimada de 4,4 pontos percentuais. O Data Qualyt coletou 500 entrevistas em 24 localidades da zona rural e urbana de São Bento.
Na zona urbana: Belarmino Lúcio, Boa Esperança, Bosque do Piranhas, Centro, Cícero Dias, Colinas do Sul, Dão Siveira, Herculano, Loteamento Portal, São Bentinho, São Bentinho de Baixo, São Bernardo, São José e Sudene. Já na zona rural foram entrevistados eleitores do Alto do Cipó, Barra de Cima, Cosme, Manga, Monte Alegre, Riachão, São Bento de Baixo, Várzea da Serra, Várzea Grande de Cima e Xique-xique.
Data Qualyt
A Data Qualyt é uma empresa de inteligência e consultoria em pesquisas. Fundada em 2018, acumula histórico de acerto em pesquisas de mercado e eleitorais, nos últimos pleitos. Com profissionais capacitados, adota metodologias eficientes e avançadas, entendendo que estatísticas são um caminho seguro para informações eficientes.
Redação: pbaqui.com.br