Prefeito Coloral e a secretária Carmem Suzana comemoram.
O município de São José da Lagoa Tapada atingiu a nota máxima no Primeiro Quadrimestre (Q1) de 2023, no desempenho da Atenção Primária à Saúde. A avaliação é feita com base nos indicadores do Previne Brasil, programa nacional que mede o desempenho e a qualidade dos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) oferecidos pelos municípios.
Conforme informações, isso significa que São José da Lagoa Tapada aderiu a todas as iniciativas propostas pelo Previne Brasil, qualificando resultados em saúde com medidas de aprimoramento e transparência.
No ano passado, o município sertanejo também obteve nota 10, sendo um dos sete municípios brasileiros a alcançar nota máxima no Programa Previne Brasil, o que motivou a visita do então ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao município.
Em contato com nossa reportagem, nesta quarta-feira 24/05, prefeito Cláudio Antônio Marques (Coloral), comemora mais um resultado positivo do Município. “O reconhecimento veio novamente e a saúde de São José da Lagoa Tapada atinge nota 10 mais uma vez. Tudo isso é fruto de muito trabalho, que gera benefícios à nossa população”, disse.
A secretária Municipal de Saúde, Carmem Suzana, ressalta que o resultado é consequência de uma equipe que trabalha com determinação, vontade e dedicação. “Aos servidores expresso minha toda gratidão pelo apoio e por desenvolver com excelência suas atividades. Reconheço a competência de cada profissional, que está a serviço do bem-estar da nossa população. Continuemos juntos trabalhando em equipe, com os mesmos propósitos que com certeza mais destaques teremos”, acrescentou.
Sobre o Programa
O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.
A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.
O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equi
Redação: pbaqui.com.br