Faltando menos de oito horas para o fim do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda, entre 10 a 13 mil contribuintes da Paraíba ainda precisam prestar contas com o leão.
Faltando menos de oito horas para o fim do prazo da entrega da declaração do Imposto de Renda, entre 10 a 13 mil contribuintes da Paraíba ainda precisam prestar contas com o leão. A declaração é do delegado da Receita Federal, Hamilton Sobral, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (31).
“Nossa previsão é receber 408 mil declarações na Paraíba e um máximo de 419 mil”, disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta-feira (31). O prazo de entrega termina às 23h59 de hoje. Nesta quarta também começa o pagamento do primeiro lote de restituição.
O programa gerador pode ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, facilitando a declaração pré-preenchida, que já traz as informações de declarações anteriores, rendimentos e pagamentos como planos de previdência e serviços de saúde. Por isso, proporciona menos erros e agora pode ser entregue desde o início do prazo.
Além disso, quem entregar a declaração pré-preenchida será priorizado o pagamento das restituições. O Imposto de Renda 2023 deve ser declarado por pessoas físicas, residentes no Brasil, que se enquadraram em uma das situações previstas pela Receita Federal.
ATRASO
A Receita Federal cobra multa de quem está obrigado a entregar a declaração não fizer até o fim do prazo. O valor da multa é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
A multa é gerada no momento da entrega da declaração e a notificação de lançamento fica junto com o recibo de entrega. Você terá 30 dias para pagar a multa. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic).
Para as declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com os respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído.
Redação: pbaqui.com.br