Procedimento deve valer para quem tem débitos do Fies já vencidos e que não foram pagos até o dia 30 de junho, conforme aponta a minuta de uma medida provisória
O Governo Federal está avaliando a possibilidade de negociar as dívidas de estudantes inadimplentes do Fundo Financiamento Estudantil (Fies). O perdão, caso seja aprovado, pode chegar a um desconto de até 99%.
Esse procedimento deve valer para quem tem débitos já vencidos e que não foram pagos até o dia 30 de junho, conforme aponta a minuta de uma medida provisória.
De acordo com os dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as parcelas atrasadas do Fies já somam pouco mais de R$ 11 bilhões.
A minuta da Ministério Público, que foi elaborada pelo Ministério da Educação, mas que ainda está pendente de aval de outras áreas do governo, os estudantes que aderiram ao Fies que estão endividados há mais de 90 dias com bancos e instituições financeiras vão poder quitar o débito com desconto de 12% — em caso de pagamento à vista.
Caso a opção for pelo parcelamento, o estudante poderá dividir em 150 parcelas, com perdão integral de juros e multas.
Fonte: Portal Correio
Redação: pbaqui.com.br