Nove estados brasileiros declararam emergência por causa da gripe aviária

São Paulo se juntou aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santos, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Sergipe e Paraná.

São Paulo também declarou emergência (Foto: Divulgação/Opas)

Com a declaração de emergência zoosanitária em São Paulo, anunciada na terça-feira (15), o Brasil passa a ter nove estados em situação de emergência por causa da gripe aviária.

São Paulo declarou emergência na terça-feira (15) e se juntou aos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santos, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Sergipe e Paraná.

O decreto paulista, feito “em razão da detecção da infecção pelo vírus da influenza aviária H5N1 de alta patogenicidade em aves silvestres no Brasil,” tem validade de 180 dias.

Na declaração, o governo de São Paulo adverte que aves doentes ou mortas não devem ser manipuladas sem equipamento de proteção individual. Em caso de suspeita da doença, a Defesa Agropecuária deve ser acionada imediatamente.

A emergência também foi declarada nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Bahia, Sergipe e Paraná.

Até o momento, já foram confirmados 19 casos da gripe aviária no Brasil, incluindo dois de criação doméstica. Desses, 13 foram em São Paulo. Os casos se concentram no Sul e Sudeste do país.

Em maio deste ano, o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou estado de emergência em todo o território nacional. A Pasta pediu, então, que os governos estaduais a seguissem.

Segundo o MAPA, o Brasil é líder mundial em exportações de carne de frango, respondendo por 35% do mercado internacional. Ainda assim, “é um dos únicos países que ainda se mantém com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (Gripe Aviária) em aves comerciais”.

Fonte: CNN Brasil

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta