Indígenas venezuelanos estão em abrigo superlotado e com problemas de estrutura em João Pessoa

Indígenas warao denunciam que local tem infiltrações, vazamentos e ficou 7 dias sem energia. Responsáveis por abrigos dos venezuelanos não têm mais controle do quantitativo de pessoas nos locais.

Situação do abrigo warao no Centro de João Pessoa — Foto: Associação dos Defensores da Cidadania

Os indígenas venezuelanos da etnia warao, que ocupam um abrigo no Centro de João Pessoa, denunciam uma série de problemas no prédio em que vivem. O prédio está com infiltrações, janelas caídas, sanitários e pias quebradas, e ficou sem energia por 7 dias. Além disso, o local está superlotado, abrigando mais pessoas do que capacidade que havia sido estipulada. A situação se repete em outros abrigos dos indígenas na capital paraibana . Os órgãos responsáveis não têm mais noção de quantos venezuelanos estão nestes locais.

A ONG Associação dos Defensores da Cidadania (ADC), publicou um vídeo nas redes sociais, a pedido do Cacique do abrigo do Centro, Ramon Gómez Quinonez, denunciando a situação enfrentada pelos 46 warao que moram no abrigo do Centro.

Segundo Ramon, a princípio era um problema de água no local, que a Cagepa solucionou, mas precisava que a energia fosse desligada. O abrigo ficou sem energia por 7 dias, um lugar com crianças e idosos. O serviço foi retomado na sexta-feira (25).

O líder do abrigo do Centro e intermediador cultural também falou de problemas de falta de segurança ao relatar que na semana anterior, um homem invadiu o local ao fugir da polícia. Além da falta de infraestrutura. “Quando entramos estava organizado, mas agora as janelas de dois quartos caíram”, relatou Ramon.

Abrigo de indígenas venezuelanos no Centro de João Pessoa tem problemas em portas e janelas. — Foto: Associação dos Defensores da Cidadania

Fonte: G1 Paraíba

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta