Nesta segunda-feira (18), o líder do Republicanos na Câmara dos Deputados, deputado federal paraibano Hugo Motta (PB), contestou declarações do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), à Folha de São Paulo, onde ele afirmou que o Partido Progressista (PP) e Republicanos agora fazem parte da base de apoio do governo Lula (PT).
Na ocasião, Lira ressaltou que, com a entrada dos partidos, a base de apoio ao petista na Casa deve ficar entre 340 e 350 votos.
Em entrevista à Jovem Pan News, Hugo Motta disse que apesar da nomeação do deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) como novo ministro de Portos e Aeroportos, a sigla não altera seu entendimento de independência.
O líder partidário ainda explicou que a relação entre Costa Filho e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) existe desde as eleições de 2022, quando o parlamentar teria apoiado a candidatura de Lula em detrimento da de Bolsonaro, desde o primeiro turno.
“O Republicanos mantém a sua postura de independência junto ao governo. Nós não vamos alterar a nossa postura de independência. Existe uma melhor relação com a nomeação de Silvio Costa Filho. Ele já tinha uma relação com o presidente Lula, muito antes até de entrar no nosso partido. Na eleição do ano passado, ele discordou da posição do partido de apoiar Bolsonaro e já apoiou Lula desde o primeiro turno. Então essa relação foi o que mais motivou a nomeação dele. O partido sempre teve muita responsabilidade na análise dos temas que são tratados no Congresso Nacional. Mas também tenho que reconhecer que a bancada na Câmara se sentiu mais feliz com a nomeação. Silvio se dá bem com todos os deputados, temos confiança de que fará um grande trabalho, mas isso não altera a postura de independência do partido”, declarou.
Fonte: PBagora
redação: pbaqui.com.br