Os mais de 125 quilômetros de litoral na Paraíba têm doze trechos impróprios para banho até o próximo dia 6, de acordo com relatório emitido pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) na semana passada. Quem deseja curtir o banho de mar com uma qualidade de água própria deve evitar locais em praias espalhadas por três municípios do estado.
Em Cabedelo, no Litoral Norte não é recomendado o banho de mar na praia do Jacaré, na margem direita do estuário do Rio Paraíba e nem na praia de Intermares, no trecho em frente ao Maceió de Intermares (foz do Rio Jaguaribe). Já no Litoral Sul, a Sudema orienta que banhistas evitem adentrar ao mar no trecho da praia do Maceió em frente a desembocadura do riacho Engenho Velho e na praia do de Acaú/Potinha, no trecho da foz do Rio Goiana (divisa PB/PE), ambas no município de Pitimbu.
Quem for aproveitar o feriado em uma das praias de João Pessoa deve evitar tomar banho nos seguintes trechos:
- Bessa – No final da Rua Dr. Abel Beltrão
- Manaíra – Em frente a quadra de Manaíra
- Manaíra – Em frente ao N° 315 da Av. João Maurício
- Cabo Branco – Em frente a rotatória do Cabo Branco
- Seixas – No final da Av. das Falésias
- Penha – Em frente a desembocadura do Rio do Cabelo
- Jacarapé – Em frente a Rua do Centro de Convenções
- Arraial – Em frente a desembocadura do Rio Cuiá
Os municípios de Baía da Traição, Conde, Mataraca, Rio Tinto e Lucena têm todas as praias próprias para banho, segundo a Sudema. Quanto ao trecho de praia localizado no município de Marcação, não há medição por parte do órgão (praia de Coqueirinho do Norte). As amostras de água foram coletadas pela Sudema de 25/09/2023 a 29/09/2023.
Redação: pbaqui.com.br