Mudanças não implicaram em aumento no custo do documento, que continua sendo no valor de R$ 257,25.
A Polícia Federal (PF) e a Casa da Moeda iniciaram, na sexta-feira (29), a emissão do novo passaporte brasileiro. O documento traz mudanças para garantir mais segurança e na Paraíba ele é emitido em três locais, sendo entregue à população em até seis dias.
Os novos itens de segurança no passaporte incluem novas e aprimoradas marcas d’água, elementos de segurança holográficos, fio de segurança, chip eletrônico e foto com inserção de elemento codificado
As mudanças não implicaram em aumento no custo do documento, que continua sendo no valor de R$ 257,25.
A Polícia Federal, na Paraíba, a emissão pode ser solicitada nos postos de atendimento do órgão nas Casas da Cidadania do Manaíra Shopping, em João Pessoa, e do Partage Shopping, em Campina Grande, e na Delegacia da Polícia Federal em Patos. Até a publicação desta matéria, a PF não registrou filas nas solicitações de passaporte.
Antes de ir até um dos postos da PF, o interessado deve agendar o atendimento no portal gov.br.
Ao acessar o portal, deve buscar pelo termo ‘passaporte’ e, ao abrir a nova aba, responder questionamento e enviar documentos pessoais, comprovando a identidade. Só podem solicitar o passaporte pessoas que cumpram as seguintes exigências:
- Deve reunir documentação necessária à emissão de passaporte;
- Não pode ser procurado pela justiça, nem impedido de obter passaporte ou de sair do país;
- Maior de 18 anos deve ter feito alistamento eleitoral;
- Entre 18 e 70 anos na última eleição, deve ter votado, justificado ou pago multa;
- Homem entre 19 e 45 anos neste ano deve estar em dia com o serviço militar obrigatório.
A apresentação do passaporte é obrigatória para viagens para fora do país, com exceção às viagens de turísticas para países do Mercosul, que são: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.
Além da maior segurança, o novo passaporte tem imagens da fauna brasileira, representando todos os biomas do país e, também, itens culturais. Confira abaixo os novos elementos utilizados no passaporte, em imagens obtidas.
Fonte: ClickPB
Redação: pbaqui.com.br