A informação foi detalhada à reportagem pelo Secretário de Tecnologia e Informação (Stic) do TRE-PB, José Cassimiro Júnior.
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) deverá receber quase 5 mil novas urnas eletrônicas para o pleito de 2024. Os equipamentos modelo 2022 começarão a ser distribuídas ainda este mês. A informação foi detalhada à reportagem pelo Secretário de Tecnologia e Informação (Stic) do TRE-PB, José Cassimiro Júnior.
De acordo com José Cassimiro, em outubro já devem chegar a Justiça Eleitoral paraibana mil equipamentos e no total serão recebidas 4.179 novas urnas. “Receberemos este mês 1.000 urnas”. O objetivo dos novos equipamentos é assegurar a garantia ao eleitor de uma eleição ainda mais segura e rápida, detalha Cassimiro.
“Renovar os equipamentos que serão utilizados nas eleições 2024, oferecendo aos eleitores ainda mais garantia de que não haverá atraso na votação por conta de equipamentos que venham a apresentar problemas durante a votação”, informou a reportagem.
As novas urnas têm a aparência dos novos modelos que passaram a ser adotados desde as eleições 2020, com uma tela maior, por exemplo. Destes modelos 2020, o TRE-PB já conta com 5.001 exemplares. Com as novas 4,7 mil urnas que vão chegar na Paraíba, o TRE deverá ter pouco mais de 12 mil equipamentos para serem utilizados em 2024.
Número de seções em 2024
Apesar do recebimento das novas urnas, uma possível alteração no número de seções só deve ocorrer após o fechamento do cadastro eleitoral, pois as seções dependem do número de inscritos, não de equipamentos (urnas). Atualmente a Paraíba tem quase 10 mil seções eleitorais.
“Colocamos, em média, 350 eleitores por seção. O aumento do número de eleitores inscritos faz que o número de seções aumentem”, explicou José Cassimiro Júnior.
Fonte: ClickPB
Redação: pbaqui.com.br