O município de Bonito de Santa Fé, através de uma ação do prefeito Ceninha Lucena, será beneficiado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) com uma tecnologia alternativa para amenizar a falta de banheiro em casas situadas nas zonas rurais do Semiárido. Trata-se da instalação de módulos sanitários de desidratação.
O gestor esteve recentemente na capital assinando o termo de cooperação técnica para aquisição de 31 unidades de módulos sanitários adquiridos por meio de um projeto da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF), via Senador Efraim Filho. Ceninha Lucena agradeceu ao parlamentar por mais uma grande conquista.
O módulo sanitário de desidratação ou banheiro seco é uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto e dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção de dejetos. O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.
O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito uma vez por mês pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueada na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.
Fonte: ExtraParaíba
Redação: pbaqui.com.br