Verão começa amanhã com previsão de chuvas abaixo da média na Paraíba e Sertão terá maiores temperaturas, aponta Inmet

Em janeiro pode ocorrer bastante chuva em todo o estado, deixando o mês acima da média, e março será o mês com menor volume.

As chuvas, na Paraíba, devem ficar abaixo da média histórica no verão, que começa nesta sexta-feira (22), à 0h27, no Hemisfério Sul, e termina no dia 20 de março de 2024, à 0h06h, horário de Brasília. É o que aponta o Prognóstico Climático de Verão, produzido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgado nesta quinta-feira (21). O Sertão deve registrar as maiores temperaturas, com média de 33 graus.

“Com relação às chuvas, a tendência é que no estado da Paraíba fiquem abaixo da normal climatológica, sendo que no setor Leste pode ocorrer alguns dias com chuvas mais intensas. Isso pode deixar a região dentro da normalidade, destacando que no mês de janeiro pode ocorrer bastante chuva em todo estado, deixando o mês acima da média. Em fevereiro, de normal a baixo e, no mês de março, é onde teremos o menor volume de chuva”, declarou o meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes.

Já com relação às temperaturas, existe uma probabilidade de ficar acima da média em todo estado durante o verão. “No Sertão ocorrerão as maiores temperaturas com uma média em torno de 33°C. Já no Cariri deverá, a média deve ficar em 32°C. No restante do estado, médias de 30°C”, enumerou.

Em toda a Região Nordeste, a previsão climática indica condições favoráveis para chuva próxima ou abaixo da climatologia, principalmente no centro-norte da Região Nordeste, nos meses de janeiro a março de 2024. Assim como na Região Norte, a continuidade da chuva mais irregular nestas áreas está associada aos impactos do El Niño.

Conforme o prognóstico do Inmet, o padrão de águas mais aquecidas no Atlântico Sul pode favorecer a ocorrência de chuva mais volumosa no centro-sul da região. São previstos valores de temperatura do ar acima da média histórica em grande parte do Nordeste nos próximos meses, principalmente no Maranhão e Piauí. Entretanto, as temperaturas podem ficar mais amenas na costa em razão de alguns dias com chuva.

Verão – O verão é marcado pela elevação da temperatura em todo o Brasil devido à posição da Terra em relação ao Sol mais ao Sul, tornando os dias mais longos do que as noites e provocando rápidas mudanças nas condições do tempo. Portanto, há condição favorável para chuva forte, queda de granizo, vento de intensidade moderada a forte e descargas elétricas.

Neste período, é comum a ocorrência de chuva em praticamente todo o País, com exceção do extremo Sul do Rio Grande do Sul, Nordeste de Roraima e Leste do Nordeste, onde os volumes totais de chuva costumam ser inferiores a 400 milímetros.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta