Após ataque hacker, sites volta a funcionar e Governo da Paraíba diz que crime não comprometeu sistemas, serviços ou informações

Ataque começou por volta das 14h e foi promovido pelo usuário do perfil Low Profile Zeuz, na rede social X, antigo Twitter.

Governo do Estado emitiu uma nota, na tarde desta quinta-feira (18), confirmando um ataque hacker em todos os sites do governo. O crime foi cometido por volta das 14h por um hacker identificado pelo perfil Low Profile Zeuz, na rede social X, antigo Twitter. O ataque, segundo o governo, não comprometeu informações, serviços e sistemas.

Na nota, o Governo alega que o problema foi causado por uma sobrecarga de acessos. Com isso, houve demora no carregamento dos sites. A tática de causar uma sobrecarga de acessos é utilizada por diversos hackers para provocar congestionamento nos sites, fazendo com que eles não suportem a demanda e fiquem fora do ar.

“Uma sobrecarga de acessos fez com que o portal do Governo da Paraíba demorasse mais a carregar, mas a equipe técnica da Codata já normalizou o seu funcionamento. O portal apenas ficou fora do ar por alguns minutos, sem, no entanto, comprometer as informações, serviços e sistemas, pois as camadas de segurança da Codata protegem toda a infraestrutura tecnológica do Governo da Paraíba”, informou a nota do Governo.

O usuário do perfil que informou sobre o ataque já invadiu sites do governo de Roraima e também do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Ele justificou o ataque aos sites do Governo da Paraíba alegando se tratar de uma investida contra a inépcia governamental

“Investida cibernética perpetrada contra a inépcia governamental que assola a nação”, argumentou o perfil que promoveu o ataque.

Entre os sites atacados nesta quinta estão os da Polícia Civil, do Detran, Defesa Civil, da  Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado da Paraíba (Suplan) e da Companhia de Processamento de Dados da Paraíba (Codata).

O delegado João Ricardo, da Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, afirmou que, até às 15h13, não havia sido acionado para investigar o crime. Questionada, a assessoria de comunicação do Governo do Estado não respondeu se irá ocorrer ou não uma denúncia sobre o ataque.

Fonte: ClickPB

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta