O Treze enfrentou o América-RN nove vezes como visitante, onde perdeu cinco e empatou quatro jogos
Em duelo válido pela 4ª rodada da Copa do Nordeste, o Treze enfrenta o América-RN nesta quarta-feira (28), às 19h, na Arena das Dunas. Sem perder há quatro jogos, o Galo chega embalado para o confronto. No entanto, para seguir firme na busca pela classificação para a próxima fase do torneio, a equipe paraibana terá que quebrar um tabu: nunca ter vencido o alvirrubro em jogos fora de casa.
O histórico do duelo entre as equipes com mando de campo a favor do América-RN conta com nove partidas (veja retrospecto completo abaixo). Nesse recorte, foram cinco derrotas e quatro empates, com 13 gols sofridos e apenas cinco marcados. A última partida entre as equipes, inclusive, aconteceu na Série D de 2021, em jogo que acabou empatado pelo placar de 2 x 2.
O primeiro confronto registrado entre as equipes – com mando de campo do América-RN – foi válido pela Torneio Norte-Nordeste de 1969. Na ocasião, o Treze foi derrotado por 3 x 1, e acabou como vice-lanterna do Grupo 2, na primeira fase do campeonato.
Retrospecto do Treze contra o América-RN, em jogos fora de casa
- Empate em 2 x 2 – Série D de 2021
- Derrota por 2 x 0 – Série C de 2005
- Derrota por 1 x 0 – Nordestão de 2003
- Derrota por 2 x 0 – Nordestão de 2002
- Empate em 0 x 0 – Série B de 1989
- Empate em 0 x 0 – Brasileirão de 1986
- Empate em 1 x 1 – Série D de 1985
- Derrota por 2 x 1 – Torneio José Américo de Almeida Filho 1976
- Derrota por 3 x 1 – Torneio Norte-Nordeste de 1969
Situação das equipes na Copa do Nordeste
No Nordestão, o América-RN é o lanterna do Grupo A, com nenhum ponto ganho em três partidas disputadas. Nas primeiras rodadas do campeonato, a equipe potiguar foi derrotada pelo Fortaleza, Itabaiana e Bahia, na sequência.
O Treze, por sua vez, está firme na disputa por vaga na próxima fase do torneio. Atualmente na 5ª posição do Grupo B, com quatro pontos somados em três partidas jogadas, a equipe paraibana pode entrar no G-4 em caso de vitória no confronto.
Redação: pbaqui.com.br