Bombeiros da Paraíba viajam para ajudar gaúchos após enchentes: “ficaremos lá até resolver tudo”, diz coordenador da operação

O Coronel Vieira, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, disse que a cooperação faz parte de uma unidade nacional para ajudar os municípios afetados. 

Após o envio de um grupo do Corpo de Bombeiro da Paraíba, nesta segunda-feira (6), ao Rio Grande do Sul para ajudar nas áreas afetadas pelas enchentes e desabrigados, o coordenador da operação, o Coronel Vieira, em entrevista ao programa Arapuan Verdade, disse que a cooperação faz parte de uma unidade nacional para ajudar os municípios afetados.

“Fomos acionados pelo Gabinete de Crise que está instalado lá para fazer a rendição de outras corporações que já está trabalhando lá nesses dias iniciais. Faremos o deslocamento via terrestre, mais o menos três dias de deslocamento e atuaremos lá até que tudo esteja resolvido”, disse o Coronel Vieira.

A iniciativa mobiliza equipes de brigadistas e equipamentos para ajudar as vítimas das fortes que atingiram o estado gaúcho. Conforme a mobilização, neste momento, os itens mais necessários para doação são colchões novos ou em bom estado, roupa de cama, roupa de banho, cobertores, água potável, ração animal e cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte.

Segundo a lista divulgado pelo Consócio Nordeste, o estado enviará bombeiros, veículos e cachorros para o Rio Grande do Sul. Confira a lista completa:

2 Viaturas tipo ABS
⁠2 Embarcações infláveis
2 Equipes de salvamento
2 Binômios certificados em restos mortais
⁠2 Viaturas de canil

Mais de 781 mil pessoas foram afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul. Até o momento, 75 pessoas morreram, de acordo com o último boletim da Defesa Civil divulgado às 12h do último domingo (5). Outros seis óbitos ainda estão em investigação e 155 pessoas ficaram feridas. Há ainda 103 pessoas desaparecidas.

O número de óbitos superou a última catástrofe ambiental do estado em setembro de 2023, quando 54 pessoas perderam a vida devido a passagem de um ciclone extratropical. As autoridades afirmam que este é o pior desastre climático da história gaúcha.

As chuvas também obrigaram 95,7 mil pessoas a abandonarem suas casas, entre 104,6 mil desalojados e 16,6 mil desabrigados. Dos 497 municípios gaúchos, 334 foram afetados pelas fortes chuvas, o que representa 67,2% das cidades do estado.

Dados para doação

O governo do Rio Grande do Sul reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a Chave Pix do CNPJ 92.958.800/0001-38, a mesma utilizada em 2023, vinculada à conta bancária aberta pelo Banrisul. Os recursos serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestrutura dos municípios.

Pix: CNPJ: 92.958.800/0001-38
Banco do Estado do Rio Grande do Sul ou Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta