Ação acontecerá em um sábado, para estimular a participação do público em geral, e coincide com o Dia Internacional dos Museus.
No dia 18 de maio, dia internacional dos museus, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com o apoio da Reitoria, promoverá a 4ª edição do Circular Cultural – Roteiros de visitação da UFPB. A iniciativa é organizada pela Coordenação de Extensão Cultural (Coex/Proex) do órgão e tem o objetivo de visibilizar os museus, acervos, coleções, laboratórios, além de espaços expositivos e de memória da Instituição.
Nesta edição, a programação do Circular Cultural é composta por roteiros de visitação culturais e científicos nos Centros de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) e de Turismo, Cultura e Artes (CCTA), além da Casa da Ciência e dos Museus de Ciências Morfológicas, de Paleontologia e do Brinquedo, todos no Campus I. O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ), localizado no bairro Jardim Oceania, na capital, e o Museu do Brejo, no Campus de Areia, também integram o roteiro. Acesse o catálogo de museus e espaços de memória da UFPB para conhecer um pouco mais sobre esses locais.
De acordo com a titular da Proex, Profa. Berla Moraes, o Circular Cultural é uma ação que valoriza a difusão da arte e da cultura produzida e salvaguardada na UFPB, com repercussões positivas na comunidade acadêmica e também na sociedade paraibana.
“O Circular Cultural foi idealizado para ser uma ação continuada da Coex, a ser executada pelos servidores técnico-administrativos, inicialmente, produtores culturais, e agora, museólogos, cuja ação tem repercutido positivamente junto à comunidade acadêmica e externa. A iniciativa se consolida em sua quarta edição, colocando em evidência nacional os acervos, coleções artísticas, científicas e culturais, bem como os espaços de museus e de produção cultural da UFPB”, afirmou a Pró-reitora.
As atividades estarão abertas não apenas à comunidade universitária, mas também ao público em geral, para estimular a participação do público, como explica a coordenadora do Circular Cultural, a museóloga Maíra Dias.
“A proposta de fazer o Circular Cultural no dia 18 de maio, dia Internacional dos Museus que, neste ano, cai em um sábado, tem a ver com isso. Nossos espaços, em geral, não funcionam aos finais de semana e o público tem bastante dificuldade de visitar durante os dias úteis”, explicou a servidora.
Ainda conforme a museóloga, haverá algumas novidades nesta edição. Com exceção do Museu do Brejo, que funcionará em horário diferenciado, as visitações serão abertas e simultâneas nos espaços, das 9h às 13h, não sendo necessário qualquer agendamento ou inscrição prévia. Além disso, para incentivar a participação dos estudantes da UFPB, os alunos de graduação poderão registrar a participação no evento como horas flexíveis, necessárias para completar a carga horária do curso.
O Circular Cultural integra a agenda da 22ª Semana Nacional de Museus, evento coordenado pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), que visa divulgar e valorizar as instituições museológicas nacionais. Nesta edição, o tema da Semana é “Museus, educação e pesquisa”, ressaltando a valorização dos museus enquanto equipamentos de grande relevância na educação e na produção de conhecimento por meio da pesquisa.
Museu Casa de Cultura Hermano José e Pinacoteca da UFPB
O Museu Casa de Cultura Hermano José (MCCHJ) montou uma programação para toda a 22ª Semana Nacional de Museus. Na segunda-feira (13), às 8h, estão programadas três ações simultâneas: a abertura das exposições “TEMPUS”, do Coletivo Brincante de Imagens, e “Papetagem”, de Chico Viola; uma roda de conversa com os professores Robson Xavier e Teresinha Vilela, com o tema “Arte, Educação e Pesquisa”; e o lançamento do livro “Sítio Arqueológico Lagoa do Caju”, de Silvinha França. Já na terça-feira (14), às 9h, o MCCHJ recebe o professor Carlos Augusto de Amorim Cardoso para um debate cujo assunto é “Museus, Educação e Pesquisa”.
Nos outros dias da Semana, o equipamento cultural vai sediar duas oficinas. A quarta-feira (15), das 14h30 às 16h, será um dia dedicado a atividades infantis, com uma oficina de desenho com o professor e artista visual Lucas Alves e a professora Mariana Lira. Para participar, a organização do museu pede que as crianças levem tinta guache, acrílica ou lápis de cera, além de pincel. E na sexta-feira (17), o artista plástico José Pagano, professor do Centro Estadual de Arte (Cearte) e da Escola Estadual Antônio Pessoa, será a atração de uma oficina de pintura no MCCHJ, em que também será apresentada uma exposição com as obras de seus estudantes.
Durante a Semana Nacional de Museus, os participantes poderão visitar também a Pinacoteca da UFPB, localizada na Biblioteca Central do Campus de João Pessoa, que estará com uma exposição temporária aberta à visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h.
Confira a programação do Circular Cultural – 18 de maio, das 9h às 13h:
Projeto ‘Mares sem Plástico’
Visita à coleção didático-científica de lixo marinho
Endereço: Laboratório de Estudo em Química Ambiental (CCEN – Campus I)
Casa da Ciência
Visita à exposição da biodiversidade da Paraíba, perpassando pelos biomas Caatinga, Mata Atlântica, Marinho e límnico (lagos continentais de água doce).
Endereço: CCEN – Campus I
Museu de Ciências Morfológicas
Visita guiada sobre o corpo humano (obras de arte, peças anatômicas sintéticas e reais)
Endereço: Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Campus I
Coleção de Mamíferos
Panorama dos impactos humanos sobre a diversidade dos mamíferos da Paraíba
Endereço: CCEN – Campus I
Museu de Paleontologia
Apresentação de espécimes de fósseis, incluindo vertebrados, invertebrados, plantas e microorganismos.
Endereço: CCEN – Campus I
Museu Casa de Cultura Hermano José
Visita à exposição de longa duração e temporária de Ricardo Peixoto
Endereço: Rua Poeta Luiz Raimundo Batista de Carvalho, 805 – Jardim Oceania, João Pessoa
Laboratelier
Oficina de brinquedos e de capoeira Angola
Endereço: Curva da Munguba (CCTA – Campus I)
Museu do Brejo (funcionamento em horário diferenciado, das 8h30 às 12h)
Visita ao Museu
Endereço: Centro de Ciências Agrárias (CCA), no Campus II, na cidade de Areia
Museu do Brinquedo
Visita do acervo e realização de uma oficina de brinquedos e brincadeiras
Endereço: Centro de Ciências da Saúde (CCS) – Campus I
Fonte: ClickPB
Redação: pbaqui.com.br