Inmet renova alertas de chuva forte para 37 cidades do litoral e região da mata na PB

Um dos alertas, no qual está incluído a capital paraibana, é de acumulado de chuvas, já o destinado ao norte do litoral paraibano é de mais chuvas intensas.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou dois novos alertas relativos a chuva no litoral paraibano, abrangendo um total de 37 cidades. Um dos alertas, no qual está incluído a capital paraibana, é de acumulado de chuvas, já o destinado ao norte do litoral paraibano é de mais chuvas intensas.

O alerta de chuvas Intensas é válido até às 10h de amanhã (1). Nas localidades afetadas ocorrerá chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h). há um baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nesses casos, a orientação das autoridades é que, em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Deve-se evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O alerta abrange Norte Cearense, Noroeste Cearense, Oeste Potiguar, Central Potiguar, Leste Maranhense, Norte Maranhense, Jaguaribe, Metropolitana de Fortaleza, Agreste Paraibano, Leste Potiguar, Mata Paraibana, Sertões Cearenses, Agreste Potiguar, Norte Piauiense e Centro-Norte Piauiense

Confira a relação das cidades paraibanas afetadas:

  1. Araruna
  2. Baía da Traição
  3. Bananeiras
  4. Belém
  5. Caiçara
  6. Cuité
  7. Curral de Cima
  8. Dona Inês
  9. Duas Estradas
  10. Jacaraú
  11. Lagoa de Dentro
  12. Logradouro
  13. Mamanguape
  14. Marcação
  15. Mataraca
  16. Pedro Régis
  17. Riachão
  18. Rio Tinto
  19. Serra da Raiz
  20. Sertãozinho
  21. Tacima

O segundo alerta também é válido até às 10h de amanhã e é de perigo potencial devido ao acumulado de chuvas. Nas cidades afetadas a chuva também ficará entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco. A orientação é evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

O alerta abrange Metropolitana de Recife, Mata Pernambucana, Sul Baiano, Mata Paraibana, Metropolitana de Salvador, Leste Sergipano, Nordeste Baiano, Agreste Sergipano, Leste Alagoano, Centro Sul Baiano

Confira as cidades afetadas na Paraíba:

  1. Alhandra
  2. Bayeux
  3. Caaporã
  4. Cabedelo
  5. Capim
  6. Conde
  7. Cruz do Espírito Santo
  8. João Pessoa
  9. Lucena
  10. Mamanguape
  11. Marcação
  12. Pedras de Fogo
  13. Pitimbu
  14. Rio Tinto
  15. Santa Rita
  16. Sapé

Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta