A Executiva Nacional do PT homologou, nessa terça-feira (02), a pré-candidatura do deputado Luciano Cartaxo (PT) à Prefeitura de João Pessoa para as eleições deste ano.
A decisão aconteceu em meio ao racha interno na legenda, com direito a insatisfações públicas entre aliados, e quebra de braço com PV e PCdoB, partidos que integram a Federação Brasil da Esperança com o PT e apoio à reeleição do prefeito Cícero Lucena (PP).
Em entrevista ao Blog Wallison Bezerra, o secretário-geral do PT nacional, deputado Henrique Fontana (PT-RS), minimizou as divergências. Ele aposta na unidade e projeta ter Cartaxo no 2º turno da disputa municipal.
Blog Wallison Bezerra – Deputado, por que o PT decidiu pela candidatura de Luciano Cartaxo?
Henrique Fontana – Desde o início desse processo nós avaliamos dentro do Grupo de Trabalho Eleitoral, da direção nacional do partido, a importância de termos candidatura própria em João Pessoa. Por que uma candidatura própria? Primeiro porque o nosso partido e a aliança que temos em outros partidos têm muita força política na Paraíba e em João Pessoa. Nós temos lideranças políticas muito fortes, como o ex-governador Ricardo Coutinho, a deputada Cida Ramos, o próprio Cartaxo, nosso deputado federal Luiz Couto. O partido tem muita força aí e nós entendemos que é preciso que essa força política apareça na disputa eleitoral. Nós temos uma eleição em João Pessoa que está em disputa, tem o atual prefeito [Cícero Lucena] que busca a reeleição, tem o ex-ministro Marcelo Queiroga. O Cartaxo é um candidato muito forte, ele já foi prefeito por oito anos, e nossa expectativa é conquistar uma presença nossa no 2º turno. E é uma eleição que temos todas as condições de conquistar uma vitória. Vamos apresentar nosso programa, nosso projeto. A candidatura de Cartaxo é uma candidatura forte com a decisão da Executiva Nacional, que foi unânime. Eu diria que a força politica do presidente Lula na Paraíba, e especial em João Pessoa, é um fortalecimento grande para candidatura do Luciano Cartaxo.
Blog Wallison Bezerra – O senhor fala sobre essas lideranças, porém nesse processo houve muita divergência no PT. Lideranças locais trataram o desfecho como imposição. Como o PT vai lidar para tratar dessa situação e unir essas forças?
Henrique Fontana – Temos uma cultura e tradição democrática muito forte, onde as diferentes opiniões circulam com total liberdade e também temos uma tradição de quando uma decisão é tomada, essa decisão unifica nosso partido. Então, a nossa expectava é de uma grande unidade, a partir do momento que a decisão está tomada, para que nós coloquemos a candidatura na rua e vamos todos buscar o diálogo na população. Agora, a fase da escolha interna acabou e nós entramos na fase de consolidação do nosso programa e posteriormente a partir da data legal a intensidade da campanha. O fato é que nós todos na direção nacional temos uma visão otimista sobre a possiblidade de conquistar uma vaga no 2º Turno. Cartaxo é um candidato de muitas qualidades, assim como Cida Ramos também é e continuará tendo papeis importantes na construção do PT. Nós agora vamos unificados construir essa vitória, que vai ser muito importante para o nosso projeto político e muito importante também para retomar na política de João Pessoa aquele modelo de gestão que tanto o ex-prefeito Ricardo Coutinho quanto Cartaxo têm marca na cidade. A candidatura de Cartaxo terá todo o apoio do presidente Lula e da nossa coalizão política.
Blog Wallison Bezerra – Há perspectiva do presidente Lula estar na Paraíba para fazer campanha para Cartaxo assim como foi em 2012?
Henrique Fontana – Sobre o presidente nós não podemos falar pela agenda dele, é uma agenda complexa, ele está viajando muito pelo Brasil, ele mesmo tem dito que esse ano quer priorizar muito as agendas nacionais. Estamos conduzindo um governo que é um enorme desafio, porque pegamos o Brasil quebrado quando assumimos o Governo. Para arrumar a casa o nosso desafio é grande, mas os resultados começam a aparecer e nós queremos resultados ainda melhores. Quando eu leio que os dados da economia mostram que o Brasil voltou a ter a melhor taxa de emprego dos últimos anos, isto me enche de esperança. Essas questões todas que vão se juntar para que a gente ganhe muitas prefeituras, eleja muitos vereadores, que vão fortalecer o governo do presidente Lula, para que nós possamos manter essas mudanças positivas.
Blog Wallison Bezerra – Como ele vai participar da campanha?
Henrique Fontana – Ele vai participar de diferentes campanhas em todo Brasil, mas sempre a prioridade do presidente é governar o país. Ele fará fotos, videos, encontros com candidatos. Mas o presidente, ele tem que ter uma alta prioridade no seu tempo, e essa é a preocupação número um, cuidar do Brasil e melhorar a vida das pessoas.
Blog Wallison Bezerra – PV e PCdoB apoiam Cícero Lucena, como vocês vão construir essa situação?
Henrique Fontana – Essa é uma sempre discussão tranquila. Estamos trabalhando em diversos municípios do país. Os três presidentes nacionais, Luciana Santos, do PCdoB, presidente do PV, Luiz Pena, e Gleisi Hoffmann, do PT, têm dialogado e todas as semanas estamos convergindo num conjunto de cidades para consolidar as nossas candidaturas. Até porque a federação ela é como se fosse um único partido, são três partidos que tem mantêm suas independências, mas sempre convergem. Podem existir dissidências de uma ou outra liderança, mas não vejo problemas. Não me preocupo com a questão da federação, isso está caminhando bem. Tudo vai ser resolvido ao longo das semanas.
Blog Wallison Bezerra – Deputado, assim que houve a definição pelo nome de Cartaxo, a questão da vice foi colocada em debate, inclusive com o nome de Amanda Rodrigues. Essa já é uma questão definida?
Henrique Fontana – Agora na verdade as lideranças locais vão dar andamento a todo processo. Os próximos passos é melhor que seja feito pelos líderes locais e por Luciano Cartaxo, que vai costurar com as demais lideranças, tem diálogo também correndo Psol e Rede. Nós estamos muitos animados e otimistas com a candidatura de Luciano Cartaxo.
Fonte: Wallison Bezerra
Redação: pbaqui.com.br