Após decisão da 53• Zona Eleitoral da cidade de São João do Rio do Peixe-PB, o candidato ao cargo de vereador pelo grupo de situação, Geraldo Luiz de Araújo (PL), popularmente conhecido como Geraldo da Emater, teve o seu registro de candidatura INDEFERIDO na tarde da última terça-feira (10).
De acordo com as informações apuradas pelo Portal PB Aqui, o indeferimento foi fundamentado em uma condenação por práticas de Improbidade Administrativa ocorridas no ano de 2013, onde o mesmo foi condenado a ressarcir os cofres públicos, bem como foi declarada a suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de 05 (cinco) anos. Na época, geraldo foi condenado e apresentou alguns recursos na justiça, o que fez com que o seu processo de arrastasse até o ano de 2020. Com o trânsito em julgado da condenação ocorrendo apenas no ano de 2020, então o senhor Geraldo só poderia voltar a concorrer no ano de 2025.
O candidato a vereador Geraldo da Emater, ainda registrou a sua candidatura para o pleito eleitoral de 2024, sendo inclusive deferida pela justiça eleitoral. Entretanto, após recurso apresentado pelo grupo de oposição liderado pelo candidato Alexandro Coco Seco, pelo PDT, o juíz eleitoral acatou as teses do advogado Dr. Vinícius Rocha e indeferiu o registro de candidatura do senhor Geraldo Luiz de Araújo.
A decisão de indeferimento cabe recurso, porém, a situação é muito difícil de ser revertida.
Por Repórter Caveira
Da Redação: pbaqui.com