A triplicação da rodovia da BR 230 segue se arrastando com um histórico de suspensões no andamento para a construção de 28 quilômetros previstos até 2026. Ao todo serão quase 10 anos para a conclusão da obra.
A triplicação da rodovia da BR 230 segue se arrastando com um histórico de suspensões no andamento para a construção de 28 quilômetros previstos da obra total. O projeto foi lançado em 2016 no governo do presidente Michel Temer (MDB), com valor global de 255 milhões e previa a triplicação com construção 13 viadutos e reforma de outros três.
Passados mais de sete anos, a obra pouco avançou. A nova etapa da obra diz respeito a construção de dois viadutos e seis passarelas, cujas obras devem ser concluídas em 2026. Esse trecho será iniciado logo após a conclusão dos 3,3 quilômetros das vias laterais, mencionadas acima.
A estrutura é necessária para viabilizar maior aporte de escoamento de cargas e proporcionar mais mobilidade para o tráfego intenso de veículos de pequeno e grande porte, principalmente por ser rota portuária que liga ao Porto de Cabedelo.
Ao todo, serão construídos dois viadutos, oito passarelas, 3,3 quilômetros de vias laterais e mais 3,3 quilômetros de triplicação. Tudo isso compreenderá do quilômetro 2 ao 13,8 dos 28 quilômetros previstos da obra total.
Conforme apurado pela redação, até a etapa atual do empreendimento, o DNIT informou que foram investidos R$ 51 milhões (valor considerado sem a atualização monetária e já somados valores gastos com o Exército e o Consórcio Construcap/Copasa.
Em agosto do ano passado, o Governo Federal liberou novos valores para a obra. Além dos R$ 151 milhões liberados com nova ordem de serviço, a triplicação também vai contar com outros R$ 300 milhões, que serão investidos até 2026, prazo de término da obra.
Redação: pbaqui.com.br