O juiz afirmou que o pedido de tropas federais é para assegurar que os eleitores votem com segurança e liberdade.
O Juiz Eleitoral Rusio Lima de Melo, responsável pela 69ª Zona Eleitoral, solicitou a presença de tropas federais nas cidades de São Bento e Paulista, no Sertão da Paraíba, durante as Eleições Municipais de 2024, nesta quinta-feira (26). A justificativa da solicitação foi devido ao “clima de tensão” nos municípios.
O juiz afirmou que o pedido de tropas federais é para assegurar que os eleitores votem com segurança e liberdade. “Esse pedido visa a garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e justa, protegendo o direito de cada cidadão exercer seu voto sem interferências de qualquer ordem”, escreveu.
O juiz destacou a excelente atuação das forças de segurança locais e reforçou que é uma precaução adicional.
As Eleições Municipais 2024 acontecem na próxima semana, no dia 6 de outubro.
O pedido do juiz deve entrar em pauta para votação no plenário do Tribunal Regional da Paraíba (TRE-PB) nesta sexta-feira (27) ou na segunda-feira (30).
Após decisão do TRE-PB, pedido de tropas segue para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para decisão final.
Apenas o juiz eleitoral pode fazer a solicitação de tropas federais após avaliar a situação do município. Já o envio das tropas só pode ser autorizado por determinação do TSE.
Nota do juiz eleitoral
O Juiz Eleitoral da 69ª Zona Eleitoral (São Bento e Paulista), reforça o compromisso do judiciário com a segurança e a ordem durante as eleições que se aproximam.
Devido a um clima de tensão que tem se observado e considerando a necessidade de assegurar que todos possam votar com segurança e liberdade, foi solicitada, no dia de ontem, a presença da Tropas Federais para os municípios de São Bento e Paulista.
Esse pedido visa a garantir que o processo eleitoral ocorra de forma tranquila e justa, protegendo o direito de cada cidadão exercer seu voto sem interferências de qualquer ordem.
O juízo destaca a excelente atuação das forças de segurança locais e reitera que essa medida é uma precaução adicional para que todos possam participar das eleições em um ambiente seguro e pacífico.
Agradece-se a todos pela compreensão e cooperação para que sejam mantidas a paz e a democracia em nossas cidades.
Operação em São Bento para investigar aliciamento violento e compra de votos
Na manhã da quinta-feira (26), a Polícia Federal cumpriu 22 mandados de busca e apreensão na cidade de São Bento para apurar os crimes de compras de votos e aliciamento violento de eleitores.
Durante Operação “COACTUM”, foram apreendidas uma metralhadora .40 e outras armas de diversos calibres, entre pistolas e revólveres. Também foram apreendidos aparelhos celulares e diversos documentos que tem ligação com a investigação.
Durante operação, 2 pessoas foram presas em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito.
De acordo com a Polícia Federal, os investigados usavam de violência para coagir o voto da população.
Redação: pbaqui.com.br