Indicação de Alanna Galdino para vaga de conselheira do TCE é aprovada pela maioria da Assembleia Legislativa da Paraíba

Alanna poderá ser a primeira conselheira mulher a assumir vaga no Tribunal de Contas da Paraíba.

Única candidata à vaga de conselheira do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), Alanna Galdino foi eleita pela maioria dos deputados durante votação na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), na manhã desta terça-feira (18). Alanna poderá ser a primeira conselheira mulher a assumir vaga no Tribunal de Contas da Paraíba.

Participaram 33 deputados, 31 votos sim pela aprovação da indicação, apenas 1 voto não. O deputado Adriano Galdino, pai de Alanna, não participou da votação, optando por não exercer o seu direito ao voto.

O próximo passo é o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (Republicanos), promulgar e publicar o Decreto Legislativo de indicação do Conselheiro escolhido, encaminhando cópia ao governador do Estado, João Azevêdo para a respectiva nomeação.

Ela poderá ocupar a vaga do ex-conselheiro Arthur Paredes Cunha Lima, aposentado compulsoriamente no final de 2024. Em março de 2025, outra vaga que deverá ser aberta é a do conselheiro Fernando Catão,  também deve se aposentar do cargo. E o próprio presidente do TCE-PB, Nominando Diniz, também prepara a sua aposentadoria com dois anos e meio de antecedência já no mês de março de 2026.

O cargo de conselheiro desempenha papel fundamental na fiscalização das contas do Estado, além de possibilitar a garantia da boa aplicação dos recursos públicos. Também é um cargo estratégico devido a garantia de uma maior influência política sobre as decisões que afetam a administração pública da Paraíba.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta