Após ‘live’ no quarto de UTI, oficial de Justiça intima Bolsonaro no hospital com aval do STF

A citação foi realizada no hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro permanece internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) desde o último dia 12.

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi intimado nesta quarta-feira (23) sobre a ação penal que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), na qual é réu por tentativa de golpe de Estado. A citação foi realizada no hospital DF Star, em Brasília, onde Bolsonaro permanece internado em uma unidade de terapia intensiva (UTI) desde o último dia 12.

A oficial de Justiça responsável pela entrega do documento esteve no hospital e obteve a assinatura de Bolsonaro, confirmando a ciência da intimação às 12h47. A medida foi autorizada pelo STF após o próprio ex-presidente aparecer em uma transmissão ao vivo realizada de dentro da unidade hospitalar, o que, segundo a Corte, demonstrou sua capacidade de comunicação e possibilidade de ser intimado.

O Supremo havia determinado que a entrega do documento aguardasse uma situação em que Bolsonaro pudesse receber formalmente a intimação, mesmo em meio ao tratamento médico. A decisão para enviar a citação diretamente ao hospital foi tomada após a live transmitida na terça-feira (23), na qual Bolsonaro conversou publicamente com os filhos, os deputados Carlos e Eduardo Bolsonaro.

Processo segue contra Bolsonaro e outros réus por tentativa de golpe

A abertura da ação penal no STF inclui Bolsonaro e outros envolvidos em um suposto esquema para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O núcleo principal da investigação, chamado de “núcleo 1”, já havia sido notificado entre os dias 11 e 15 de abril, após a publicação do acórdão da decisão da Primeira Turma da Corte.

No hospital, Bolsonaro segue em tratamento após ter sido submetido, no dia 13 de abril, a uma cirurgia de 12 horas para liberar aderências intestinais e reconstruir a parede abdominal. De acordo com informações médicas, o ex-presidente permanece em UTI, sem previsão de alta e com restrição a visitas.

Redação: pbaqui.com.br

Deixe uma resposta