Rajadas de vento e chuvas moderadas marcaram toda extensão territorial da cidade de João Pessoa e do Litoral da Paraíba nesta quarta-feira (9). Em contato com o Portal MaisPB, a Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA), informou que foram registradas ventanias de 39 KM/h no decorrer do dia na capital.
A meteorologista Marle Bandeira reforçou, em entrevista ao Programa Hora H, que esses tipos de rajadas de vento são comuns no mês de julho. Esses fenômenos ocorrem dentro das faixas litorâneas e são denominados Ventos Alísios do Sudeste.
“Nessa época do ano é bem comum essas rajadas de vento ocorrerem, principalmente nessa faixa litorânea. Devido a um sistema que é semipermanente, que nós chamamos de alta subtropical do Atlântico Sul, quando ela está nessa posição e mais intensificada, traz esses ventos mais fortes e consequentemente também traz bastante umidade que favorece a formação de nuvens, com essas chuvas que vêm ocorrendo. Então é bem comum. Esses ventos são ventos em baixos níveis que nós denominamos de Ventos Alísios do Sudeste. Em setembro, normalmente, ocorrem essas rajadas de vento”, relatou.
Alerta para fortes chuvas
A Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) emitiu um aviso meteorológico nesta quarta-feira (9), para chuvas fracas a moderadas, principalmente na faixa litorânea da Paraíba.
“Essas chuvas ocorrem justamente por conta desses ventos que sopram com mais intensidade nessa época do ano e trazem bastante umidade. Julho ainda faz parte do período mais chuvoso dessa faixa leste, do agreste, brejo e litoral. Então, ainda espera, sim, chuvas durante o ano. Mês de julho intercalados, né, por períodos e dias sem chuva”, concluiu Marle.
Fonte: MaisPB
Redação: pbaqui.com.br