Com o tema central voltado à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento busca envolver gestores, profissionais, conselheiros e a comunidade na discussão e validação do plano que guiará as políticas públicas da área.
A Prefeitura de Sousa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizará nesta quarta-feira 20/08, às 15h, no Cinema Municipal, a Conferência Municipal de Saúde para apresentação oficial do Plano Municipal de Saúde (PMS) 2026-2029.
A Conferência, que conta com a escuta popular, terá como tema:“Saúde em Sousa: Fortalecer o SUS com Equidade, Participação e Cuidado em Rede”, representa um momento decisivo de escuta, diálogo e construção coletiva da política pública de saúde em Sousa nos próximos quatro anos. Com o tema central voltado à consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), o evento busca envolver gestores, profissionais, conselheiros e a comunidade na discussão e validação do plano que guiará as políticas públicas da área.
Com a missão de “promover saúde com acesso às ações e serviços para todos com qualidade”, o PMS 2026-2029 é um documento estratégico e obrigatório, elaborado em conformidade com os princípios da legislação do SUS (Leis nº 8.080/90, nº 8.142/90 e Decreto nº 7.508/2011). Seu objetivo é garantir o planejamento efetivo e transparente das ações de saúde, com foco na universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação popular.
A secretária municipal de Saúde, Jucemara Oliveira, destaca a importância do momento e a aproveita para reforçar o convite à população. “A Conferência é um espaço democrático de construção coletiva. A participação de todos é fundamental para que possamos realizar o planejamento para executarmos as ações que atendem as necessidades dos sousenses”, destacou.
Contribua desde já! Preencha o formulário de escuta popular:
Estamos coletando sugestões, demandas, críticas e propostas da população para fortalecer esse processo democrático.
Acesse o link abaixo: Click Aqui para Participar!
Essa escuta é uma etapa preparatória para que a Plenária Municipal de Saúde seja construída com a participação real da sociedade. Tudo o que for discutido e registrado será encaminhado para a formulação do Plano Municipal de Saúde e para a etapa estadual da Conferência de Saúde.
Os temas em debate serão organizados a partir de 4 eixos principais:
1. Fortalecimento da Atenção Primária como Ordenadora do Cuidado
2. Redes de Atenção e Integralidade: Desafios e Perspectivas
3. Equidade, Determinantes Sociais e Cuidado com Populações Vulneráveis
4. Participação Popular, Controle Social e Valorização do Trabalhador do SUS
O SUS é público, é nosso e precisa da sua participação!
Convidamos usuários, lideranças comunitárias, trabalhadores da saúde, representantes de movimentos sociais, conselhos, sindicatos, igrejas, universidades, associações, juventudes, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, comunidades tradicionais, população negra, indígenas, ciganos e todos os segmentos sociais a participarem dessa construção coletiva.
A Plenária Municipal de Saúde é uma oportunidade de mostrar que quando a sociedade participa, a saúde melhora, avança e se torna mais justa para todos. Sua voz é parte essencial da saúde pública que queremos.